Partida aconteceu no Rei Pelé.
CRB e ASA fizeram na tarde deste domingo, 4, no Estádio Rei Pelé, um jogo digno de uma grande final. O primeiro confronto, que terminou empatado em Arapiraca, levou os dois times à partida final sem nenhuma vantagem. No tempo regulamentar, o jogo terminou 1×1. Na prorrogação, o alvinegro de Arapiraca abriu o marcador aos 2min, com Audálio. O Galo só chegou ao empate no segundo tempo, aos 4min, com Geovani, que havia marcado para o alvirrubro no tempo regulamentar.
Diante de tanto equilíbrio, o campeão saiu apenas com a cobrança das penalidades. Pelo ASA cobraram: Lúcio Maranhão (perdeu), Gabriel, Fabiano, Jorginho (perdeu), Alan. Pelo CRB: Aloísio Pereira, Geovani, Rodrigão, Rodrigo Dantas, Elsinho.
Com a vitória por 4 x 2, o CRB é o campeão do primeiro turno do Campeonato Alagoano e levantou o troféu Robério Malta, que recebeu esse nome como forma de homenagear o ex-presidente do Ipanema, morto em 2011.
Mesmo com a segurança reforçada, dentro e fora do estádio, a partida foi tensa, marcada por brigas entre torcedores rivais e uma ação dura da Polícia Militar. O Bope chegou a ser acionado para conter os ânimos, já que houve tumulto, corre-corre e vandalismo no estádio lotado.
A partida começou com boas chances para o Galo, que pressionou o adversário com jogadas perigosas na área alvinegra. Apesar de ter mais chances de gol e mais posse de bola, o CRB não conseguiu boas finalizações e, aos 30 minutos, o atacante alvinegro Lúcio Maranhão marcou o primeiro gol da partida, abrindo o placar para o ASA.
Depois do gol, a tensão minimiza no time visitante e passa para o Galo, que prossegue errando muitos passes e saindo com pouca velocidade para contra-ataque. No final do primeiro tempo, o atacante Aloísio Chulapa entra para substituir o também atacante Marabá.
É no finalzinho do primeiro tempo que a confusão entre as torcidas rivais começa, quando os torcedores do Galo partem para cima dos torcedores alvinegros. A Polícia Militar é acionada para evitar que as torcidas “se misturem” e o Bope caminha entre as arquibancadas. Os torcedores reclamam que a polícia agiu com truculência.
No segundo tempo, o Galo segue desperdiçando chances de igualar o placar, e, em sequência, vários cartões amarelos são distribuídos pela arbitragem. O primeiro cartão da partida sai para o Fabiano, zagueiro do Asa. Em seguida, Rodrigo Dantas e o zagueiro regatiano Ítalo também são punidos com o amarelo.
A partir dos 15 minutos, o Galo tenta chegar mais perto da rede adversária e realiza outra troca, saindo Aloísio Pereira e entrando Maradona. Com mais posse de bola, o CRB segue tentando igualar o placar, mas, esbarra na marcação do ASA, que joga fechado.
Aos 38 minutos, o CRB consegue empatar a partida, com gol do meia Geovani. Os jogadores são ovacionados pelos torcedores regatianos, maioria no estádio Rei Pelé.
CRB e ASA
Local: Estádio: Rei Pelé
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique-RJ
Auxiliares: Roverto Braz-PR e Altemir Hausmann-RS
CRB
Cristiano, Elsinho, Ítalo, Rodrigo, Everton Luiz, Diego, Geovani, Aloísio Pereira, Maradona, Leandrinho, Jadilson, Rodrigo Dantas, Aloísio Chulapa e Thiago Marabá.
Técnico: Paulo Comelli
ASA
Tutti , Alan, Chiquinho, André Nunes, Cal, Fabiano, Audálio, Jorginho, Didira, Valdivia, Lúcio Maranhão e Marcinho .
Técnico: Eriberto da Cunha