As penalidades previstas vão desde a apreensão da embarcação pelo prazo de 30 dias, multa no valor de R$ 1.600,00 até a cassação da habilitação.
A Capitania dos Portos em Alagoas intensificou a inspeção de embarcações no litoral alagoano. De acordo com o comandante da Capitania, André Pereira Meire, as fiscalizações se dão de maneira ‘pontual e sistemática’ e consistem, sobretudo, na análise da documentação dos condutores, embarcações, equipamentos obrigatórios (inclusive salvamento) e condução da embarcação.
Neste fim de semana, após um levantamento da capitania, pessoal descaracterizado foi colocado em pontos estratégicos da Lagoa Mundaú e Ilha de Santa Rita. Segundo Meire, foi traçado um perfil dos proprietários de embarcações, que deverá doutrinar a conduta dos navegadores.
“Nossa principal dificuldade diz respeito à extensão do litoral (uma faixa de cerca de 250 Km), por isso a fiscalização se dá de forma pontual, mas com a utilização de filmadoras e câmeras fotográficas, sobretudo nos pontos de maior fluxo”, explicou o comandante da Capitania dos Portos.
Ainda de acordo com Meire, os pontos de maior circulação de embarcações são Maragogi, Pajuçara, Francês, Barra de São Miguel, Gunga, Lagoa Mundaú e Ilha de Santa, estes últimos os pontos mais críticos.
O comandante destacou, ainda, que a maior preocupação da Capitania diz respeito às embarcações de esporte e de recreio, a exemplo dos Jet-ski. “Trata-se de um bem de consumo cada vez mais acessível, até pelo aumento do poder aquisitivo da população, mas as regras estão cada vez mais rígidas”, avaliou Meire, que citou como exemplo que os condutores deverão possuir obrigatoriamente, a partir de 2 de julho, a arrais de motonauta.
Meire também destacou o papel coercitivo e punitivo das inspeções navais, inclusive com a utilização de bafômetro nos condutores que apresentarem sinais de embriaguez. Neste fim de semana, duas embarcações foram apreendidas, uma por falta de documentação e outra pelo condutor apresentar sinais de ter ingerido bebida alcoólica.
As penalidades previstas vão desde a apreensão da embarcação pelo prazo de 30 dias, multa no valor de R$ 1.600,00 até a cassação da habilitação.