Rotina da Corporação será alterada para homenagear as militares que conquistaram este espaço tipicamente masculino
No próximo dia 8, quando o mundo comemora o Dia da Mulher, o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) planejou uma forma especial de homenagear as bombeiras alagoanas: elas estarão no comando de todas as viaturas operacionais do Quartel do Comando Geral, localizado no Trapiche da Barra, além de assumirem os serviços internos como de oficial-de-dia, militar responsável pela disciplina, e sentinelas, que protegem o quartel.
A programação terá início às 09h00, com a passagem de serviço, dos militares que estão iniciando o dia, para as bombeiras que assumirão todas as funções exercidas nas viaturas de resgate, combate a incêndios e busca e salvamento. Além do serviço, elas participarão de um treinamento operacional no pátio do QCG, com simulação de ocorrências de variadas áreas atendidas pelo CBMAL, e ainda serão agraciadas com um café da manhã com direito a algumas surpresas.
Atualmente, o Corpo de Bombeiros de Alagoas conta com um efetivo de 1353 militares, dentre eles, 194 mulheres guerreiras, que desde 1994 vêm ingressando nas fileiras da Corporação e mudando a história do CBMAL. Elas trouxeram um jeito novo de comandar e de prestar atendimento à sociedade, com paciência, sabedoria e sobretudo, um cuidado especial em tudo que faz, característica típica das mulheres. São capitãs, tenentes, subtenentes, sargentos, cabos e soldados, todas capazes de exercer as mesmas funções desempenhadas pelos homens, quebrando assim, paradigmas, como por exemplo, de que são o “sexo frágil”.