Uma das principais atividades realizadas durante o dia foi a avaliação antopométrica.
Os alunos da Escola Municipal Manoel de Barros, localizada em Santa Luzia do Norte, aprenderam um pouco mais sobre a importância da alimentação saudável. A ação, que aconteceu nesta quinta-feira (8), é parte da campanha Semana Saúde na Escola, promovida em parceria com o Ministério da Saúde (MS) e teve como objetivo envolver as crianças na prevenção da obesidade infantil.
Uma das principais atividades realizadas durante o dia foi a avaliação antopométrica – método de investigação em nutrição baseado na medição das variações físicas e na composição corporal. Para isso, eles foram medidos e pesados, as informações foram anotadas na ficha de cada aluno e serão analisadas por profissionais das Secretarias de Saúde e de Educação.
Segundo uma das nutricionistas do município, Mylena Porto, cada caso será estudado separadamente. “Após essa mobilização, as equipes vão avaliar cada situação e as crianças que estiverem num nível mais avançado de obesidade serão encaminhadas para unidades de saúde. Já as que estiverem um pouco acima do peso, participarão de ações na própria escola”, explicou ela.
Além da avaliação, os estudantes também assistiram a um filme sobre alimentação saudável e a uma palestra sobre a pirâmide alimentar, que mostra de forma clara a função dos grupos nutricionais. Eles também ajudaram a posicionar os alimentos de acordo com sua classificação, dividida em energéticos, reguladores, construtores e energéticos extras.
O secretário de Saúde de Santa Luzia do Norte, José Cícero Santos, alertou quanto aos perigos de uma dieta desequilibrada. “Ser gordinho não significa ser saudável. Vocês vão ver aqui hoje que muitas coisas gostosas que vocês gostam de comer são ruins para a saúde e podem trazer problemas na vida adulta, por isso estamos tentando prevenir agora”, disse.
Depois das atividades explicativas, os alunos participaram de um lanche especial repleto de frutas e sucos naturais. Segundo a diretoria da unidade escolar, o cardápio seguido no local já é balanceado e baseado no consumo de alimentos regionais. A escola, que tem cerca de 200 estudantes, desenvolve ações e avaliações nutricionais desde 2009.
Com apenas oito anos, a pequena Franciele Raimunda Ferreira já aprova a campanha. “Achei bem legal. Aprendi muitas coisas hoje, como a importância de gostar mais de verduras e legumes e não comer tanta pipoca, biscoito ou tomar refrigerante. Ainda não faço isso, mas vou tentar fazer agora”, disse ela, que é aluna da unidade.
Além de Santa Luzia do Norte, outros 91 municípios alagoanos também participam da Semana Saúde na Escola, que vai mobilizar, até esta sexta-feira (9), as comunidades escolares em torno do tema. As cidades interessadas em participar fizeram adesão junto ao Ministério da Saúde e receberam apoio financeiro adicional para a ação.
Parte do Programa Saúde na Escola (PSE), a iniciativa conta com palestras, avaliações nutricionais e agendamento de visitas guiada das famílias às Unidades Básicas de Saúde. O intuito é alertar os estudantes da rede pública da educação básica sobre a importância das boas condições de saúde para o desenvolvimento tanto na unidade escolar como na formação da cidadania.
Segundo a coordenadora do PSE, Aracy Lessa, as atividades ainda continuam durante todo o ano, trabalhando ainda outras questões. “A escola não é só um espaço de aprendizado, mas também de formação do cidadão. Por isso a importância dessa campanha”, destacou a coordenadora, acrescentando que a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) está dando suporte às ações.