Categorias: Saúde

Anestesistas retomam 30% dos atendimentos após liminar

A liminar foi concedida na noite desta quarta-feira, 14, e segundo o representante jurídico da Cooperativa dos Anestesistas, a presidente da entidade ainda não foi intimada, o que deve ocorrer nas próximas horas.

Justiça determina retorno de 30% dos anestesistas

O juiz da 14ª Vara Cível da Capital, André Avancini, acatou a ação de obrigação de fazer com pedido de tutela antecipada impetrada pela Procuradoria Geral de Maceió e determinou o retorno imediato integral dos anestesistas nas unidades de urgência e emergência, bem como a garantia de 30% dos profissionais nos demais casos de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) na capital alagoana.

A liminar foi concedida na noite desta quarta-feira, 14, e, segundo o representante jurídico da Cooperativa dos Anestesistas, a presidente da entidade ainda não foi intimada, o que deve ocorrer nas próximas horas.

Em entrevista ao Alagoas24Horas, o advogado Rodrigo Fontan disse que não há discussão quanto ao cumprimento da medida judicial, isto ocorrerá de forma imediata, assim que a cooperativa for intimada. No entanto, o advogado destaca que em nenhum momento da greve o trabalho dos anestesistas foi suspenso nas unidades de urgência e emergência da cidade. “Entendemos que a medida já estava sendo cumprida pelos anestesistas”, avaliou o advogado.

O defensor informou, ainda, que irá analisar a decisão para adotar as medidas cabíveis mas destacou que a categoria não irá negar atendimento às pessoas que correm risco de morte, embora não garanta a retomada das cirurgias eletivas (agendadas).

A assessoria de comunicação do Maternidade Escola Santa Mônica disse que a unidade permanece superlotada e aguarda até o final da manhã para avaliar se a retomada parcial do atendimento nas demais unidades irá desafogar a maternidade.