Categorias: Saúde

Pacientes com glaucoma mantêm ação para garantir tratamento

O atendimento está sendo realizado, em caráter emergencial, para não prejudicar os pacientes do SUS.

Divulgação

Mais de 90 pacientes com glaucoma estiveram na sede da Defensoria Pública do Estado, na tarde desta segunda-feira, 19, alguns para ingressar com nova ação coletiva a fim de garantir o tratamento e outros para saber detalhes sobre o acordo entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e as clínicas credenciadas, que permitiu a manutenção do programa do glaucoma em Alagoas.

Apesar da boa notícia, os pacientes continuam temerosos quanto ao corte dos recursos e investigação sobre desvio de verbas. "Nós precisamos da garantia de atendimento porque eu procurei a clínica onde estou cadastrado e fui informado que os colírios só serão entregues com a apresentação de receitas atualizadas. No entanto, todos nós sabemos que não funciona assim, já que dependemos da marcação de consultas", desabafou o radialista José Melo.

Os pacientes disseram que foram informados pelo secretário de Saúde do Estado, Alexandre Toledo, sobre a chegada do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, na próxima semana, quando o assunto será discutido amplamente.

Entendimento

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) anunciou hoje que o atendimento clínico, exames e fornecimento de medicamento para os pacientes com glaucoma foram retomados, após entendimento com as clínicas credenciadas.

O atendimento está sendo realizado, em caráter emergencial, para não prejudicar ainda mais os pacientes, mais de 20 mil somente em Alagoas.

Ainda segundo a SMS, há um acordo para que a partir de agora essa medicação seja ofertada pelo Ministério da Saúde. Esta e outras ideias estão sendo sugeridas para garantir a manutenção do programa do glaucoma mesmo com a redução da verba repassada aos prestadores de serviço e reformulações.

O atendimento foi normalizado nesta segunda no Instituto da Visão, Hospital de Olhos Santa Luzia, Seoma, Oculares, Cervi, Instituto Oftalmológico de Alagoas (Iofal) e Instituto de Olhos de Maceió (IOM).