Categorias: Saúde

Sesau entrega equipamentos a Centro de Reabilitação de Porto Calvo

Unidade atende portadores de necessidades especiais e vítimas de acidentes e recebeu tablados.

Sesau

Sesau

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) entregou, nesta sexta-feira (23), uma série de equipamentos para o Centro de Reabilitação e Fisioterapia Ana Lúcia Ramalho de Freitas, localizado em Porto Calvo. De responsabilidade do município, a clínica atende portadores de necessidades especiais e vítimas de acidentes e recebeu um investimento de cerca de R$ 6 mil.

O termo de entrega foi assinado pelo superintendente de Atenção à Saúde da Sesau, Sival Clemente, e pelo secretário de Saúde da cidade, Antônio Esposito. A doação compreende tablados, bolas, camas elásticas, halteres – pesos utilizados em academias de musculação – e máquinas de Estimulação Nervosa Elétrica Transcutânea (Tens) e de ultrassonografia.

De acordo com Sival Clemente, a aquisição dos itens, realizada com recursos estaduais, tem como objetivo fortalecer os serviços prestados à população local. ”Pretendemos reforçar as ações de saúde descentralizadas e, em especial, a oferta de atenção especializada, levando-a para mais perto dos cidadãos”, afirmou o superintendente.

Já o secretário municipal destacou a importância da iniciativa para a melhoria do atendimento, que vinha sendo realizado de maneira insatisfatória. “No ano passado, o centro foi alvo da ação de vândalos, que destruíram os equipamentos e ainda depredaram o prédio. O município recuperou a estrutura física e o Estado está auxiliando com a compra desses materiais”, disse.

Esposito acrescentou que a clínica, voltada para adultos e crianças, atende uma média de 130 pessoas por mês. ”Temos fonoaudiólogos, terapeutas e outros profissionais e esses materiais adquiridos pela Sesau são essenciais para retomar o atendimento desses pacientes”, expôs ele, que lembrou ainda a relevância dos programas desenvolvidos pela secretaria, como Promater e ProHosp.

Além de Porto Calvo, o Centro de Reabilitação e Fisioterapia Ana Lúcia Ramalho de Freitas atende ainda outras localidades da Região Norte. Segundo o secretário de Saúde, o local conta com uma equipe de médicos, fisioterapeutas, psicólogo, assistente social e auxiliar de enfermagem e também disponibiliza o transporte dos pacientes.