Categorias: Futebol

Chelsea sofre, mas bate Benfica

os 'Blues' acumulam sete vitórias, um empate e apenas uma derrota. O bom retrospecto faz os ingleses se permitirem sonhar com inédito título .

espn

Chelsea

O Chelsea sofreu mais do que necessário atuando com um homem a mais desde o primeiro tempo, mas venceu o Benfica por 2 a 1 e se classificou às semifinais da Champions League – na ida, em Lisboa, os ingleses haviam vencido por 1 a 0. Lampard fez para os donos da casa, de pênalti, Javi Garcia empatou no final, e Raul Meireles decretou a vitória nos acréscimos.

De time desacreditado e prestes a ser eliminado pelo Napoli nas oitavas de final – perdeu por 3 a 1 na ida, mas reverteu a desvantagem -, hoje o Chelsea se mostra cada vez mais parecido com a equipe que causava temor na Europa, alcançando quatro semifinais e uma final de Champions nos últimos oito anos.

Desde que o técnico André Villas-Boas foi demitido, no começo de março, dando espaço para o interino Roberto Di Matteo, os ‘Blues’ acumulam sete vitórias, um empate e apenas uma derrota. O bom retrospecto faz os ingleses se permitirem sonhar com inédito título do principal torneio europeu.

O adversário do Chelsea nas semifinais será um velho conhecido, o Barcelona, atual campeão da Champions.

As equipes se enfrentaram pelas semis da competição há apenas três anos, com direito a muita polêmica. Os ingleses foram eliminados com um gol nos acréscimos do segundo tempo e deixaram o gramado do Stamford Bridge reclamando de cinco supostos pênaltis. Desta vez, o confronto será decidido em Barcelona. O duelo de ida acontece em 18 de abril, em Londres e a volta, em 24 de abril.

Barça e Chelsea ainda se enfrentaram pela fase eliminatória da Champions em outras três oportunidades, com uma classificação do Chelsea e outras duas dos catalães.

No Campeonato Inglês, aonde é o quinto colocado e luta para entrar no grupo dos quatro primeiros que se classificam à próxima Champions, o Chelsea joga neste sábado, contra o Wigan, em casa. O Benfica, que na rodada passada do Português venceu o então líder Braga, faz o clássico de Lisboa contra o Sporting, na segunda-feira que vem.

O jogo

O Benfica começou o jogo preocupado com seus problemas defensivos. O time já não tinha os zagueiros Garay, Jardel e Miguel Vitor e acabou perdendo o brasileiro Luisão, com lesão no joelho esquerdo. O lateral esquerdo Emerson e o volante Javi Garcia tiveram que ser improvisados.

Apesar disso e mesmo jogando fora de casa, a equipe visitante tentou pressionar os ingleses nos minutos iniciais. Porém, foi frustrado por um gol dos mandantes aos 21 minutos do primeiro tempo.

O árbitro esloveno Damir Skomina deu pênalti após trombada de Javi Garcia em Ashley Cole. Lampard bateu rasteiro, o goleiro brasileiro Artur pulou no seu canto direito, chegou a encostar na bola, mas não evitou o gol.

Os portugueses tiveram chance incrível aos 29 minutos em jogada ensaiada com cobrança de falta. Cardozo concluiu com chute de dentro da área, e Terry salvou em cima da linha. Aos 39, porém, um novo balde de água fria nas pretensões do Benfica: o lateral direito Maxi Pereira foi expulso, dificultando ainda mais a tarefa dos ‘Encarnados.’

Mesmo com dez em campo, o Benfica não se entregou na segunda etapa e chegou ao empate aos 40 minutos. Peter Cech ficou plantado na pequena área em cobrança de escanteio, e Javi Garcia cabeceou para o gol aberto. Os ‘Encarnados’ lutaram até o final, mas o português Raul Meireles fez o gol da vitória inglesa nos acréscimos em belo chute após contra-ataque.

FICHA TÉCNICA
CHELSEA 2 X 1 BENFICA

Local: Estádio Stamford Bridge, em Londres (Inglaterra)
Data: 4 de abril de 2012, quarta-feira
Horário: 15h45 (de Brasília)
Árbitro: Damir Skomina (Eslovênia)
Assistentes: Primoz Arhar e Marko Stancin (ambos da Eslovênia)
Assistentes adicionais: Matej Jug e Slavko Vincic (ambos da Eslovênia)
Gols: CHELSEA: Lampard, aos 21min do 1° tempo e Raul Meireles, aos 47min do 2° tempo
BENFICA: Javi Garcia, aos 40min do 2° tempo

Cartão amarelo: Ivanovic, Ramires e Mikel(CHE) Aimar, Bruno César e Cardozo (BEN)
Cartão vermelho: Maxi Pereira (BEN)

CHELSEA: Cech; Ivanovic, Terry (Cahill), David Luiz e Cole; Obi Mikel, Lampard, Ramires, Kalou e Mata (Raul Meireles); Torres Técnico: Roberto Di Matteo

BENFICA: Artur; Maxi Pereira, Emerson, Javi García e Emerson; Matic e Witsel; Gaitán (Djaló), Aimar e Bruno César (Rodrigo); Cardozo (Nelson)
Técnico: Jorge Jesus