Categorias: Polícia

Reeducando morre no HGE após ser espancado

O setor de informações do HGE afirmou que o paciente teria entrado em óbito na última segunda-feira, 9.

Divulgação

Wanderson Ribeiro dos Santos teria sofrido espancamento

O reeducando Wanderson Ribeiro dos Santos morreu no Hospital Geral do Estado (HGE) em consequência do suposto espancamento sofrido dentro do presídio Baldomero Cavalcanti. A notícia só chegou à família nesta quarta-feira, 11, mas o setor de informações do HGE afirmou que o paciente, que deu entrada no dia 5 de abril, teria entrado em óbito na última segunda-feira, 9.

O fato é que a morte do reeducando, que tinha câncer de pulmão, deve provocar ainda mais preocupação aos familiares de presos, que vêm denunciando as agressões contra reeducandos no sistema penitenciário. Na manhã de hoje, um grupo composto por familiares participou de uma reunião com a Superintendência Penitenciária para encaminhar as denúncias – já encaminhadas à Comissão de Direitos Humanos da OAB/AL – e saber que providências serão adotadas para conter os casos de violência.

Os familiares afirmam que os reeducandos passaram a ser espancados após a fuga dos presos do Baldomero Cavalcanti. Em represália ao ocorrido, os presos teriam apanhando de agentes penitenciários e, feridos, não teriam recebido assistência médica adequada. “Nossos parentes estão machucados, muitos estão com braços e pernas quebradas em um lugar conhecido como triagem, sem nenhuma assistência”, disse uma esposa de preso, que não quis se identificar.

As denúncias foram encaminhadas à imprensa junto com fotos e vídeos feitos a partir de aparelhos celulares dentro do presídio.