Categorias: Futebol

São Paulo goleia o Bahia de Feira, iguala recorde e elimina jogo de volta

Fora de casa, Tricolor conta com apoio da torcida e consegue a vitória por 5 a 2, que coloca o time de Emerson Leão nas oitavas da Copa do Brasil

AE

Rhodolfo cabeceia para abrir o marcador para o São Paulo

O São Paulo goleou o Bahia de Feira, por 5 a 2, em Feira de Santana, e se garantiu nas oitavas de final da Copa do Brasil. Além de eliminar o jogo de volta, o triunfo nesta quarta-feira colocou o time treinador por Emerson Leão na história do clube. Com 11 vitórias consecutivas, a equipe igualou a maior série do Tricolor, conseguida nos anos de 1943 e 1982.

Após um começo equilibrado, o São Paulo abriu o placar, com Rhodolfo – o zagueiro chegou ao quinto gol neste ano –, e viu o Bahia empatar logo na sequência. Porém, com dois pênaltis convertidos por Luis Fabiano, que está com média de um gol por jogo, e os reservas Maicon e Osvaldo completando a goleada, o Tricolor abriu a vantagem necessária para eliminar a partida de volta. Nem uma penalidade máxima convertida por João Neto salvou a equipe baiana.

O São Paulo volta a campo neste domingo, contra o Linense, às 16h, fora de casa, pela última rodada da primeira fase do Campeonato Paulista. O Tricolor lidera a competição, com 43 pontos, mesmo número que o Corinthians, que fica em segundo por causa do saldo de gols (22 contra 16).

Já o Bahia de Feira tem um duelo decisivo pelo Campeonato Baiano. O Tremendão recebe o Juazeiro, domingo, às 16h, no Joia da Princesa, em busca da classificação para a segunda fase do estadual. Atualmente, o time é o quarto colocado, com 32 pontos, e só depende de si para avançar às semifinais e defender o título conquistado no ano passado.

Pela Copa do Brasil, o Tricolor espera a definição do duelo entre Atlético-GO e Ponte Preta para conhecer seu adversário nas oitavas de final. Na primeira partida, em Goiânia, o Dragão venceu a Macaca por 2 a 1. O segundo duelo será disputado na próxima quarta-feira, dia 18, em Campinas.

Tricolor na frente e goleiro expulso
O São Paulo entrou em campo com um objetivo muito claro: vencer a partida por dois ou mais gols de diferença para eliminar a partida de volta. Por isso, o treinador Emerson Leão optou por colocar o time em campo com três atacantes – Lucas aberto pela direita, Fernandinho pela esquerda e Luis Fabiano centralizado. Um pouco mais atrás, Jadson foi o responsável por servir o ataque.

Do outro lado, o Bahia de Feira entrou em campo do jeito que Arnaldo Lira prometeu durante a semana. O time se mandou para o ataque e procurou os espaços na defesa tricolor. As coisas, porém, desandaram logo aos nove minutos. Em busca do gol, o São Paulo passou a pressionar e, em cobrança de falta pela lateral esquerda de Jadson, Rhodolfo abriu o placar de cabeça.

O estádio, tomado por são-paulinos, tremeu com o lance. Este foi o quinto gol do zagueiro na temporada. Ao todo, ele já marcou nove vezes com a camisa do São Paulo desde a sua chegada ao clube, em fevereiro de 2011.

Depois de sofrer o gol, as coisas foram de mal a pior para o Bahia de Feira. Desorganizado, o time se mandou para o ataque e errou muitos passes. Assim, deu campo para o São Paulo buscar mais um. O problema para os paulistas, porém, ficou por conta do gramado. Com toque de bola rápido e jogadores velozes, o Tricolor perdeu vários ataques na disputa com o campo esburacado. Fernandinho, por exemplo, enrolou-se várias vezes quando tentou conduzir a bola pela esquerda.

Descontente com o time, Arnaldo Lira promoveu a primeira alteração ainda aos 26 minutos. Johnnattan entrou no lugar de Edson. Logo depois da mudança, o Bahia de Feira conseguiu o empate. João Neto acreditou na jogada pela esquerda, chegou ao fundo e cruzou. Paulo Miranda não alcançou, e a bola ficou com Carlinhos, que dominou e bateu no cantinho.

O gol foi comemorado até por muitos que já tinham vibrado quando Rhodolfo abriu o placar. Mas não deu nem tempo de a torcida local se tornar completamente voltada para o Tremendão. Logo na sequência, o São Paulo tomou novamente a frente do marcador.

Luis Fabiano foi lançado na área e acabou caindo na saída do goleiro Dionantan, ao tentar driblá-lo. Como era o último homem, o arqueiro foi expulso, deixando a situação do Bahia de Feira mais complicada. Já com o reserva Filipe embaixo das traves, o camisa 9 tricolor garantiu a vantagem na cobrança, deixando o São Paulo na frente do placar de novo.

Mais um pênalti e vaga assegurada
No intervalo, Leão teve de fazer sua primeira alteração. Fernandinho, que tomou uma pancada na primeira etapa, foi sacado para a entrada do aniversariante do dia: Osvaldo. O atacante completou nesta quarta 25 anos. A volta para o segundo tempo demorou mais do que o esperado. Um dos refletores se apagou e o árbitro teve de esperar que ele se acendesse para reiniciar o jogo.

Com a bola rolando, o Bahia de Feira foi para o ataque e correu o risco do contragolpe. Com um a menos, o Tremendão pouco se preocupou com a defesa. Em jogadas rápidas e lançamentos longos, o time da casa assustou o São Paulo. Denis teve que se esticar aos oito minutos para salvar bom chute de João Neto.

Mas, como no primeiro tempo, o Sampa acabou com a esperança do Bahia de Feira. Após pênalti marcado em cima de Lucas, Luis Fabiano foi para a cobrança e fez o 3 a 1. Este foi o nono gol do atacante em nove jogos.

A desvantagem maior no placar fez o Tremendão se mandar para o ataque. Se já estava desorganizado, ficou ainda pior. Em alguns momentos, cinco jogadores ficaram no campo do São Paulo. A defesa do time da casa ficou totalmente desguarnecida. O desespero foi para tentar se manter na briga por uma vaga na terceira fase da Copa do Brasil. Porém, o Tricolor definiu sua classificação aos 32 minutos. Luis Fabiano fez boa jogada individual, superou o marcador e passou para Maicon, que, na entrada da grande área, bateu com categoria para fazer o quarto gol são-paulino em Feira de Santana.

Nem mesmo o gol de João Neto, que converteu pênalti após falta de Paulo Miranda em Zé Roberto dentro da área, atrapalhou a vida do Tricolor. Serviu até para "acordar" os são-paulinos. Aos 39, Luis Fabiano perdeu chance inacreditável ao chutar para fora lance com o gol completamente aberto. Mas, três minutos mais tarde, Osvaldo compensou para os paulistas ao bater cruzado e fechar o marcador: 5 a 2. Festa da torcida tricolor em Feira de Santana e classificação garantida para as oitavas de final.