A FIA colocou um ponto final na polêmica dos dutos aerodinâmicos acionados pelo sistema de asa móvel da Mercedes ao rejeitar o protesto oficial da Lotus na China. E o contestado sistema parece ter feito a diferença no Circuito Internacional de Xangai. Michael Schumacher foi o mais rápido no segundo treino livre com o tempo de 1min35s973. O heptacampeão, que havia feito o terceiro melhor tempo na primeira atividade, sobrou na segunda sessão: anotou a volta rápida a 40 minutos do fim e permaneceu na primeira posição até o cronômetro zerar. Primeiro na sessão inicial, Lewis Hamilton ficou com a segunda colocação. As RBR voltaram a andar bem e ficaram com o terceiro e o quarto melhores tempos, respectivamente com Sebastian Vettel e Mark Webber.
Os brasileiros não tiveram bons desempenhos. Felipe Massa ficou apenas com o 17º tempo (1min38s293), quase um segundo atrás do companheiro de Ferrari, Fernando Alonso, o 10º colocado. Fora do primeiro treino para dar lugar ao finlandês Valtteri Bottas, Bruno Senna ficou na 18ª posição, duas depois do parceiro de Williams, Pastor Maldonado.
Diferentemente da sessão inicial, a chuva não deu as caras no segundo treino livre para o GP da China de Fórmula 1. Com pista seca, a atividade foi movimentada, com carros na pista durante todo o tempo. Cada piloto deu, em média, 27 voltas, enquanto no primeiro treino a média foi de 12.
A atividade ficou marcada também pela batida de Timo Glock. Aos 45 minutos de sessão, o piloto perdeu o controle da Marussia no fim da reta principal e atingiu o muro na saída da curva 1. Apesar de ter dito à equipe pelo rádio que sentia dor nas mãos, o alemão não sofreu nenhuma lesão mais grave.
Os pilotos voltam à pista na madrugada de sexta para sábado, à meia-noite, para a terceira sessão de treinos livres, com transmissão do SporTV. O treino classificatório está marcado para as 3h de sábado e a corrida para as 4h de domingo, ambos com transmissão da TV Globo e Tempo Real com vídeos no GLOBOESPORTE.COM.
Confira os melhores tempos do segundo treino livre para o GP da China:
1 – Michael Schumacher (ALE/Mercedes) – 1m35s973 (32 voltas)
2 – Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) – 1m36s145 + 0s172 (29)
3 – Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) – 1m36s160 + 0s187 (26)
4 – Mark Webber (AUS/RBR-Renault) – 1m36s433 + 0s460 (23)
5 – Nico Rosberg (ALE/Mercedes) – 1m36s617 + 0s644 (30)
6 – Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) – 1m36s711 + 0s738 (27)
7 – Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) – 1m36s956 + 0s983 (28)
8 – Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) – 1m36s966 + 0s993 (30)
9 – Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) – 1m37s191 + 1s218 (30)
10 – Fernando Alonso (ESP/Ferrari) – 1m37s316 + 1s343 (32)
11 – Sergio Perez (MEX/Sauber-Ferrari) – 1m37s417 + 1s444 (22)
12 – Daniel Ricciardo (AUS/STR-Ferrari) – 1m37s616 + 1s643 (33)
13 – Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) – 1m37s836 + 1s863 (30)
14 – Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Ferrari) – 1m37s930 + 1s957 (31)
15 – Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) – 1m37s972 + 1s999 (25)
16 – Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) – 1m38s176 + 2s203 (34)
17 – Felipe Massa (BRA/Ferrari) – 1m38s293 + 2s320 (30)
18 – Bruno Senna (BRA/Williams-Renault) – 1m38s783 + 2s810 (37)
19 – Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault) – 1m38s990 + 3s017 (36)
20 – Vitaly Petrov (RUS/Caterham-Renault) – 1m39s346 + 3s373 (19)
21 – Timo Glock (ALE/Marussia-Cosworth) – 1m39s651 + 3s678 (15)
22 – Pedro de la Rosa (ESP/HRT-Cosworth) – 1m40s343 + 4s370 (24)
23 – Charles Pic (FRA/Marussia-Cosworth) – 1m40s753 + 4s780 (30)