Uma reunião realizada na quinta-feira (12), na Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), definiu os detalhes do evento que será realizado nesta sexta-feira (13), em Penedo, que tem como foco o lançamento do Projeto de Dinamização e Sustentabilidade do Turismo no Baixo São Francisco. O projeto é fruto de um convênio firmado entre a Seplande e o Instituto Ambiental Brasil Sustentável (IABS), e executado pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur).
“Com este projeto vamos garantir o desenvolvimento socioeconômico de famílias de baixa renda de doze municípios da região, por meio de atividades voltadas para o turismo sustentável”, enfatizou o secretário Luiz Otavio Gomes, presente à reunião após três dias de missão em Washington, onde acompanhou o pronunciamento do governador Teotonio Vilela Filho, na sede do Banco Mundial.
A solenidade oficial de lançamento do projeto acontece na Casa da Aposentadoria, no Centro Histórico de Penedo, a partir das 10h. Para a secretária de Estado do Turismo, Danielle Novis, a ação vai mudar a vida de mais de 3 mil alagoanos, nos três municípios contemplados. “Trata-se de uma proposta inovadora, que vai englobar quatro eixos de trabalho, envolvendo alagoanos e sergipanos, habitantes da região do Baixo São Francisco”, informou a secretária.
Um representante da Secretaria de Turismo de Sergipe estará presente ao evento de lançamento, assim como autoridades de Alagoas e de Brasília. Os investimentos para a concretização do programa são da ordem de R$ 3 milhões, viabilizados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e pela Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (Aecid), com contrapartida assegurada pelo Governo do Estado.