Atualmente mais de 50 mil veículos encontram-se irregulares nas ruas da capital alagoana.
Na noite de sexta-feira (13), equipes do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL), da Polícia Militar (PM), da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) e da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) retomaram as fiscalizações nas ruas de Maceió. O objetivo desta operação é intensificar a abordagem dos veículos inadimplentes e a utilização de etilômetros para verificar o nível de álcool etílico nos condutores.
Com programação montada pelos próximos 17 dias, a equipe abordou durante a primeira noite 250 veículos, Destes, sete foram recolhidos ao depósito do Detran e 14 foram notificados. Segundo o inspetor da PM, sargento Felix, a infração mais freqüente é a ausência dos documentos obrigatórios para conduzir um veículo. “É importante alertar aos condutores que o porte da Carteira Nacional de Habilitação e do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo é obrigatório“, disse.
Atualmente mais de 50 mil veículos encontram-se irregulares nas ruas da capital alagoana. A coordenadora de Infrações do Detran/AL, Angela Oliveira explicou que o foco é oferecer um trânsito mais seguro e reduzir a inadimplência. “Todas as vezes que fazemos fiscalizações identificamos veículos ou condutores irregulares. Por isso estamos intensificando esta fiscalização e nos casos que o veículo tenha que ser recolhido, encaminharemos ao depósito do Detran“, explicou.
Esta segunda etapa de operação acontecerá em diversos pontos da cidade e horários alternados. A data e o cronograma foram definidos de acordo com a identificação do índice de inadimplência por bairro e a fiscalização da alcoolemia nos locais de maior concentração de bares e restaurantes.
As operações nos finais de semana serão intensificadas devido aos testes de alcoolemia e a operação vai contar com um efetivo de 30 pessoas. Haverá fiscalização também nas saídas da capital, já que é grande o número de motoristas que se deslocam aos municípios vizinhos.
“Essas fiscalizações devem ser mais frequentes, pois é o Estado preservando pela segurança da população. Fiquei impressionado com a seriedade da equipe, com agilidade na verificação da situação dos veículos e condutores pelo computador. Acredito que desta forma os objetivos serão alcançados“, destacou o policial civil, Nelson Filho que passou pela fiscalização.