Categorias: Economia

Economia da Praia vai formalizar prestadores de serviços da orla

Programa lançado na terça-feira é resultado de convênio entre a Desenvolve e o Sebrae Alagoas

Seplande

Economia da Praia vai formalizar prestadores de serviços da orla

Sob o lema “Ser legal é a nossa praia”, foi lançado na noite da terça-feira (24) o Programa Economia da Praia, formado através de um convênio entre a Desenvolve – Agência de Fomento de Alagoas e o Sebrae Alagoas. A meta é profissionalizar e formalizar os prestadores de serviços da orla de Maceió, uma das mais bonitas e procuradas do Brasil.

O programa tem também como foco a capacitação dos donos de microempresas e empreendedores individuais que atuam no entorno das praias.

Segundo o diretor-presidente da Desenvolve, Antônio Carlos Quintiliano, a proposta é estimular o lado empreendedor dessas pessoas, inserindo-as definitivamente na economia alagoana. “Esses trabalhadores são importantes empreendedores que precisam se formalizar para garantir seus direitos e contribuir com os atuais avanços da economia de Alagoas”, enfatizou.
O Economia da Praia será dividido em seis etapas – divulgação, formalização, diagnóstico, capacitação, acesso ao crédito e padronização. Essas etapas vão ser trabalhadas em conjunto com todos os órgãos envolvidos, em busca da inovação e desenvolvimento para o setor.

Para a analista de Projetos da Desenvolve, Patrícia Toledo, o projeto vai garantir melhorias contínuas, desde o atendimento ao turista à preservação do meio ambiente.

Garantias
Para dona Maria José de Castro, que trabalha como prestadora de serviços da orla há mais de 15 anos, este é um dos primeiros projetos desenvolvidos para o setor que ela acredita que vai dar certo. “Já sou formalizada, tenho meus direitos garantidos pelo Governo, mas acredito que se eu for inserida nesse projeto, meu futuro estará mais certo”, destacou.

De acordo com a gerente da Unidade de Atendimento Coletivo Turismo, Artesanato e Cultura do Sebrae-AL, Vanessa Rocha, com a formalização, os pequenos empreendedores contarão com cobertura previdenciária para eles e suas famílias, aposentadoria por idade, auxílio-doença, acesso aos serviços diferenciados de crédito bancário, além da possibilidade de vender ou prestar serviços aos governos municipal, estadual e federal.

O diretor de Desenvolvimento e Projetos da Desenvolve, Fábio Leão, garantiu que, além de trabalhar as questões financeiras e sociais, o programa vai oferecer apoio creditício aos comerciantes. “Estaremos disponibilizando, a partir da formalização desses trabalhadores, uma linha de crédito customizada, ou seja, adequada às necessidades do setor”, afirmou.

Após a formalização e as capacitações asseguradas pelo programa, será distribuído entre os comerciantes locais um kit de fardamento composto por camisetas, aventais e bonés, garantindo a higiene, a segurança alimentar e o conforto no ambiente de trabalho.

Além de contar com a articulação da Desenvolve e do Sebrae-AL, o programa conta com o apoio da Secretaria Estadual do Turismo (Setur), da Secretaria Municipal de Promoção do Turismo (Semptur), da Superintendência Municipal de Controle do Convívio Urbano (SMCCU), da Associação Brasileira de Indústria de Hotéis (ABIH), da Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum), da Associação dos Prestadores de Serviço da Orla de Maceió (Aspsom) e do Maceió Convention & Visitors Bureau.