Os esgotos estão sendo carreados para o emissário.
A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) concluiu, nesta segunda-feira, 30, a implantação de um coletor de esgoto com 280 metros de extensão na área interna do emissário submarino de Maceió, eliminando o despejo de dejetos dos imóveis vizinhos diretamente na galeria de águas pluviais existente no terreno. Com isso, foi eliminado o foco de poluição que culminava na praia do Sobral. Os esgotos que chegavam à praia pela galeria de águas pluviais agora são carreados para o emissário por meio do novo coletor.
De acordo com a Vice-presidência de Gestão de Engenharia da Casal, o trabalho de revitalização da área do emissário continua. A segunda etapa do projeto de despoluição do terreno – as interligações dos ramais prediais ao novo coletor de esgoto – já começou. A previsão dos técnicos da Unidade de Negócio Jaraguá é de que esse serviço seja concluído até o final desta semana. Segundo a gerente dessa unidade, Fátima Acioly, todos os imóveis que jogavam indevidamente esgotos na galeria de águas pluviais serão cadastrados pela Casal após a conclusão das interligações.
Além de implantar o coletor e retirar as ligações clandestinas de esgoto da área do emissário, a Casal vai fazer uma limpeza geral do terreno e do muro que o circunda. A pintura da parte murada que margeia a avenida Assis Chateaubriand já começou. Este e os outros serviços estão incluídos no projeto de revitalização da área, que prevê, também, benfeitorias que se reverterão em benefício da própria comunidade do entorno do emissário.