Categorias: Maceió

Canal aberto causa transtornos a moradores de Bebedouro

O Alagoas24Horas esteve no local a pedido dos moradores para conferir de perto um problema que vem se arrastando há dias.

Priscylla Régia/Alagoas 24 Horas

Priscylla Régia/Alagoas24Horas

Lixo, lama e muita reclamação na Rua Marquês de Abrantes, no bairro de Bebedouro. O Alagoas24Horas esteve no local a pedido dos moradores para conferir de perto um problema que vem se arrastando há dias.

Segundo os moradores, funcionários da prefeitura realizaram a limpeza do canal que corta a rua, mas esqueceram de tamponar. Colocado na rua, o bloco de concreto usado para fechar o canal acabou sendo danificado pelos veículos pesados que trafegam na região.

Joel Livino, que reside no local a mais de 60 anos, reclama que o buraco aberto é uma ameaça a segurança de pedestres e motoristas. Além disso, o acúmulo de lixo é algo que preocupa os moradores. “Não bastasse todo o lixo que desce das casas da Chã da Jaqueira, quando chove esse esgoto transborda e temos que pisar na água suja para se deslocar e chegar às nossas casas”, desabafa o morador.

O morador admite que parte do problema é causado pela falta de educação da população e a outra parcela se deve à prestação de serviço deficitária da prefeitura. Ele também confirma que a precariedade do local não é novidade. Em mais de 60 anos no mesmo endereço, só conseguiu presenciar ações paliativas.

“Há três meses estamos lutando para que a iluminação da rua seja restabelecida. Temos medo que no escuro algum desavisado acabe caindo no canal”, ressaltou, acrescentando que os moradores aguardam a retirada do lixo do local e o devido reparo no canal.

O Alagoas24Horas conseguiu contato com o chefe de fiscalização da Slum, por telefone, e ele explicou que cabe ao órgão a limpeza dos canais, o que está sendo feito com frequência. Já a recolocação das placas de concreto terá que ser solicitada à Secretaria de Infraestrutura.

Mutirão de Limpeza

A Slum informou que irá realizar neste sábado (5) mais uma etapa dos mutirões de limpeza na capital e um dos bairros beneficiados será Bebedouro. Cerca de 100 agentes do órgão vão trabalhar durante o mutirão.

Em Bebedouro, além da limpeza, haverá educadores ambientais, que, entre outras coisas, irão demonstrar para a população a importância da coleta seletiva e dos malefícios provocados pelo acúmulo do lixo.