Piloto da Williams é o primeiro venezuelano a ganhar na F1.
Pastor Maldonado fez história neste domingo (13) no GP da Espanha. O piloto da Williams venceu a prova no Circuito da Catalunha e garantiu a primeira vitória de um venezuelano na Fórmula 1. O venezuelano conseguiu resistir aos ataques de Fernando Alonso no fim e levou a Williams ao topo, o que marca a quinta equipe diferente a vencer em cinco etapas da temporada. Além disso, ainda levou a Williams à vitória, o que não acontecia desde 2004. O espanhol garantiu a segunda posição com a Ferrari.
Kimi Raikkonen, da Lotus, foi terceiro e completou o pódio. Romain Grosjean, companheiro de Raikkonen, foi o quarto. Kamui Kobayashi fez ótima prova com a Sauber e chegou em quinto, passando Nico Rosberg nas últimas voltas. O alemão da Mercedes terminou em sétimo, após também ser ultrapassado por Sebastian Vettel, da Red Bull. Após ser punido no classificatório e largar em último, Lewis Hamilton conseguiu chegar em oitavo, à frente de Jenson Button, seu companheiro de McLaren. Nico Hulkenberg, da Force India, completou a lista dos dez primeiros.
Felipe Massa largou em 16º, ganhou posições no início, mas foi prejudicado por uma punição e terminou em 15º fora da zona de pontuação. Bruno Senna protagonizou uma das cenas marcantes da corrida. O brasileiro da Williams foi acertado pelo carro de Michael Schumacher em uma tentativa de ultrapassagem, e os dois acabaram abandonando.
Logo na primeira curva, Maldonado já deixou de ser o líder da prova. O venezuelano, que tinha começado em primeiro, perdeu a posição para Alonso, que largou por dentro, deixando a Williams para trás. Ainda na parte da frente, outro que perdeu posições foi Romain Grosjean. O francês da Lotus não começou bem e caiu de terceiro para quinto, cedendo as posições para Raikkonen, seu companheiro, e Nico Rosberg.
Massa teve um bom início. Após largar na 16ª posição, o brasileiro ganhou cinco posições e se aproximou da frente da classificação. Senna perdeu posição para Hamilton, que largou em último por ter sido penalizado e teve um grande início, ganhando posições de forma rápida, tentando voltar à briga pelo topo.