Categorias: Maceió

Greve CBTU: sindicato divulga nova escala de trens urbanos

Estima-se que mais de cinco mil pessoas sofrem com a greve.

Em assembleia realizada no dia 10 de maio, os trabalhadores da CBTU decretaram greve por tempo indeterminado. Tal decisão foi motivada pelo fato do Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais – DEST – não ter autorizado a direção da CBTU a conceder reajuste salarial quando das negociações coletivas, ou seja, reajuste zero.

O argumento que este Órgão coloca é que a categoria teve ganhos salariais significativos quando da implantação do Plano de Emprego e Salários – PES – assinado em 2010, o que não é verdade, pelo fato deste Plano não contemplar de maneira igualitária todos funcionários da CBTU.

Deve-se salientar que neste período de vigência do PES a inflação vem “corroendo” nossos salários e que as reposições salariais aplicadas pelo índice oficial do Governo não vem reparando estas perdas. Nesse sentido, os empregados da CBTU, em nível nacional, resolveram cruzar os braços até que a direção da Empresa e o governo Federal acenem com uma proposta que venha ao encontro das reivindicações dos sindicatos da categoria, ou seja, pelo menos a reposição da inflação.

Para que a população não seja tão penalizada pelo movimento, a direção do SINFEAL e a Superintendência de Trens Urbanos de Maceió, juntamente com a categoria em assembleia permanente, acordaram uma escala mínima de funcionamento dos trens da STU-MAC, a saber:

SATUBA → MACEIÓ
06:00h – 06:30h – 14:34h

MACEIÓ → SATUBA
12:15h – 18:20h – 18:50h

Informamos que ocorrerão assembleias diárias permanentes sempre às 09h e a primeira já está marcada para 15 de maio, no pátio da estação de Maceió.