A iniciativa é do Instituto Cultura em Movimento (Icem) em parceria com o Ministério da Justiça via a Comissão de Anistia.
Nos dias 28, 29 e 30 de maio, será a vez da Unidade de Educação, Comunicação e Serviço Social do CESMAC (antigo Colégio Guido) sediar o Festival Cinema pela Verdade, exibindo filmes e realizando debates sobre o período da ditadura civil-militar e suas consequências na história do Brasil. A iniciativa é do Instituto Cultura em Movimento (Icem) em parceria com o Ministério da Justiça via a Comissão de Anistia.
Na segunda-feira (28), o evento irá contar com a participação especial de Silvio Da-Rin diretor do documentário Hércules 56, que será exibido no mesmo dia. Na terça-feira (29), em caráter inédito, será a vez do público conferir o mais recente filme da diretora Lucia Murat, Uma Longa Viagem, que conta com a participação do ator Caio Blat.
No último dia (30) em que o festival estará sendo realizado na FECOM / CESMAC, será exibido o documentário Cidadão Boilisen. O debate após a sessão terá a participação do historiador Geraldo de Majella, autor do livro “Mozart Damasceno, o Bom Burguês”, que conta a história do Partido Comunista Brasileiro (PCB), em Alagoas, e de Magno da Silva que vai relatar a luta de Manoel Lisboa, um dos alagoanos que foram assassinados na ditadura militar.
As sessões serão iniciadas, todos os dias, às 18h30min. O evento é gratuito e aberto ao público. As vagas são limitadas.
As inscrições antecipadas podem ser feitas através do e-mail cinemapelaverdade.al@gmail.com ou uma hora antes do início das sessões. A iniciativa garantirá certificado de 4h para o público por cada dia do evento. A carga horária total é de 12h.