Categorias: Maceió

Vereadores notificam bancos que descumprem lei municipal

Vereadores visitaram agências no Centro de Maceió.

Assessoria

Vereadores fiscalizam bancos no Centro de Maceió

As agências bancárias instaladas no Centro da capital foram fiscalizadas, hoje pela manhã (28), pela comissão de vereadores criada para esse fim. O objetivo é verificar o cumprimento das leis municipais, que obrigam as instituições a instalar painéis opacos para preservar a segurança dos clientes e o limite de 20 minutos para atendimento nos caixas. A proposta para a fiscalização foi proposta na semana passada pelo vereador Ricardo Barbosa (PT) e aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal.

A comissão, formada pelo próprio Ricardo Barbosa, do presidente da Casa, Galba Novaes (PRB) e Heloisa Helena (PSOL) foi acompanhada da representação do Sindicato dos Bancários. As agências do Banco do Brasil e do Bradesco instaladas na Rua do Livramento e aquelas que funcionam na Rua do Sol passaram pela verificação dos vereadores.

Logo no início, a comissão constatou que o Banco do Brasil cumpre a lei que obriga as instituições financeiras e bancárias a instalar painéis opacos, mas constatou a insatisfação dos clientes quanto ao atendimento. Várias reclamações foram feitas pelas pessoas que aguardavam atendimento, dando conta da demora para chegar ao caixa. A gerência recebeu uma certificação quanto ao cumprimento da lei municipal, a qual poderá ser exibida na entrada da agência.

Diferente foi o quadro encontrado no Bradesco. O grande número de clientes reclamou da má qualidade do atendimento oferecido pelo banco, mas a falha mais grave foi a falta de instalação dos painéis. “Vamos deixar uma notificação, juntamente com a cópia das leis que tratam desse tema, para que sejam tomadas as providências por parte da gerência do banco”, esclareceu o presidente da Câmara, Galba Novaes.

O autor da proposta para criar a comissão, vereador Ricardo Barbosa, disse que tomou a iniciativa preocupado com o grande número de casos de clientes assaltados na saída das agências, as chamadas “saidinhas de banco”, o que tem provocado até vítimas fatais. “Nosso objetivo é fiscalizar, mas não promover uma ‘caça às bruxas’, mas mostrar à população as agências que são dignas de receber bem a sua clientela e aquelas que devem ser evitadas. Pretendemos informar a situação de cada uma delas aos consumidores, aos clientes de banco”, resumiu Barbosa.

O presidente do Sindicato dos Bancários, Jairo França, ressaltou a importância do trabalho desta segunda-feira. “É salutar que o poder público, juntamente com a imprensa, pressionem essas instituições, para demonstrar a insatisfação da população quanto ao péssimo atendimento prestado pelos bancos aos seus clientes, bem como a insegurança que se estabeleceu”, declarou ele.

O vereador Ricardo Barbosa pretende se pronunciar na sessão de amanhã da Câmara para falar sobre o trabalho realizado hoje pela manhã.