Categorias: Esporte

Djokovic vence na estreia em Roland Garros

Número 1 do mundo tem trabalho no primeiro set, mas domina o jogo e supera italiano Potito Starace por 3 sets a 0..

Globo.com

Tênista

O sérvio Novak Djokovic deu nesta segunda-feira o primeiro passo para a conquista do inédito título em Roland Garros. O melhor tenista da atualidade, que busca o quarto triunfo seguido em Grand Slams – algo que não acontece há 43 anos – estreou com vitória por 3 sets a 0 sobre o italiano Potito Starace, número 97 do ranking, com parciais de 7/6 (7/3), 6/3 e 6/1. Em partida de sets distintos, Djoko teve trabalho de início, mas dominou amplamente da metade para o fim, e conquistou sua 22ª vitória consecutiva em Majors. Agora, encara na próxima fase o eslovaco Blaz Kavcic, 99ª da ATP, que superou o ex-número 1 do mundo e atual 176º colocado Lleyton Hewitt, da Austrália.

Cabeça de chave número 1 do torneio, Djokovic entrou em quadra com motivações extras. O retrospecto contra o rival era favorável: os dois tenistas já haviam se enfrentado na grama de Wimbledon, em 2007, com vitória para o sérvio por 3 sets a 0, parciais de 6/0, 6/3 e 6/4. Além disso, Djoko chegou a Roland Garros disposto a igualar a marca do australiano Rod Laver, que em 1969 venceu quatro torneios de Grand SlMas o que se viu foi um primeiro set complicado para Djokovic, que suou para confirmar a vitória. O sérvio entrou aos poucos na partida, e viu um Starace consistente do outro lado da quadra. Os dois tenistas não cederam quebras. Com grande aproveitamento no primeiro serviço, o número 1 do mundo aplicou boas bolas vencedoras e foi eficiente nas subidas à rede, apesar dos muitos erros não forçados. Já o italiano não sentiu a pressão de estrear contra o melhor do mundo, se mostrou à vontade no saibro francês e, por vezes, chegou a ser superior.

No 12º game, o número 97 do ranking salvou dois set points e, em erro de Djoko, forçou o tie-break. Mas justamente no desempate, quando não poderia errar, o italiano deslizou nas falhas e viu o sérvio cravar 7/6 (7/3).

Na segunda etapa, Starace repetiu o bom tênis e voltou a incomodar. O equilíbrio foi tão grande que o terceiro game do segundo set teve oito igualdades. Com bons saques, o italiano só não foi melhor porque se atrapalhou com alguns erros. O sérvio, por sua vez, também falhou muito. Em dado momento do ponto, se irritou e bateu a raquete com força nos tênis, esbravejando. No fim, Starace confirmou o serviço com um belo ace e manteve a ponta com 2/1, ainda sem quebrasam seguidosA partir daí, Djokovic acordou. Após confirmar o serviço, foi com tudo para cima do italiano e enfim conseguiu a primeira quebra da partida, com 3/2 no placar. Com tranqüilidade, confirmou os dois saques seguintes, abriu 5/3 e teve duplo set point. Após erro de Starace, quebrou o serviço do rival mais uma vez e confirmou a vitória por 6/3.

O terceiro set foi tranqüilo para o sérvio. Seguro, alcançou a terceira quebra de saque no jogo, com 3/1 no placar, após subir bem à rede e aplicar um bonito voleio. Com a partida praticamente ganha, Djokovic desfilou paralelas e cruzadas e, com um ace, garantiu o triunfo no set por 6/1 e a vitória por 3 sets a 0.

O próximo adversário do sérvio será o eslovaco Blaz Kavcic, 99º do ranking. Os dois se enfrentaram apenas uma vez, nas quartas de final do ATP de Belgrado, na Sérvia. Na ocasião, Djokovic venceu por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/2. Para atingir a segunda fase de Roland Garros, Kavcic despachou o ex-número 1 do mundo Lleyton Hewitt, da Austrália.