Categorias: Esporte

Bellucci cai na estreia em Roland e fica longe de vaga olímpica

Tenista número 1 do país, Thomaz Bellucci lutou por mais de três horas em quadra..

Espn

Belucci

Tenista número 1 do país, Thomaz Bellucci lutou por mais de três horas em quadra. Mesmo assim, o brasileiro pode ter sofrido uma derrota que irá lhe custar caro. Bellucci foi eliminado logo na sua estreia em Roland Garros para o sérvio Victor Troicki, cabeça de chave número 28, por 3 sets a 2, parciais de 4-6, 6-3, 5-7, 6-3 e 6-2.

Com este resultado, o brasileiro pode ter dado adeus às chances de representar seu país na Olimpíada de Londres, que começa no dia 27 de julho. Isso porque somente os 56 primeiros do ranking da ATP, com um limite de quatro por cada nação, garantem vaga nos Jogos. Há também oito convites da organização disponíveis.
Como defendia 90 pontos da terceira rodada de Roland Garros no ano passado e caiu logo na estreia em 2012, o brasileiro, atual número 66 do ranking, irá perder 80 pontos. Isso faz com que ele, fique com 627 pontos, o que o deixaria atualmente na posição de número 82 da lista neste momento. No entanto, Bellucci ainda depende da performance de outros tenistas no Grand Slam francês para saber ao certo sua posição na semana que vem.

O ranking que irá definir os participantes da Olimpíada será definido logo depois da disputa de Roland Garros, daqui a duas semanas. Para tentar somar pontos e subir no ranking, o brasileiro poderia jogar um evento challenger já na próxima semana. De acordo com o ranking desta semana, já contando com o limite de atletas por país e se todos os jogadores em questão fossem disputar os Jogos, Bellucci precisaria estar na 69ª posição da lista para ir a Londres.

O brasileiro chegou a abrir 2 sets a 1 de vantagem contra Troicki. No entanto, uma polêmica mexeu com os nervos do paulista. Logo no seu primeiro game de saque no quarto set, O brasileiro conseguiu uma passada assinalda pela fiscal de linha como fora. A árbitra de cadeira assinalou uma marca que havia sido fora, mas o replay do lance mostrou que o golpe de Bellucci havia pegado a parte de dentro da quadra. O brasileiro se desestabilizou e logo cedeu duas quebras o adversário, que fechou a parcial em 6-3.

Já cansado e com dores no pé que o fizeram pedir atendimento médico em quadra, Thomaz Bellucci não resistiu a Troicki no quinto set e se despediu de Roland Garros logo cedo. Na segunda rodada, o sérvio irá enfrentar o italiano Fabio Fognini.

Thomaz Bellucci era a última esperança do Brasil na chave de simples masculina. Já que João Souza, o Feijão, abandonou na primeira rodada, e Rogério Dutra Silva também perdeu nesta segunda-feira logo em sua estreia.

O jogo

A partida começou equilibrada e permaneceu assim até o nono game, quando o brasileiro foi agressivo e quebrou o saque do sérvio para fazer 5-4 e fechar o set no seu game de serviço logo na sequência.

No entanto, Bellucci não manteve o embalo do primeiro set e foi quebrado logo no seu primeiro game de saque no início da segunda parcial. O break custou caro, e o brasileiro acabou levando 6-3 no set.

Thomaz Bellucci também não começou bem o terceiro set e cedeu a duas quebras a Troicki. O sérvio chegou a sacar em 5-2, mas permitiua reação incrível do brasileiro, que aproveitou a chance e fechou a parcial em 7-5.

No iníco do quarto set, mais uma vez Thomaz Bellucci foi quebrado, porém, com um episódio polêmico. O brasileiro conseguiu uma passada assinalda pela fiscal de linha como fora. A árbitra de cadeira assinalou uma marca que havia sido fora, mas o replay do lance mostrou que o golpe de Bellucci havia pegado a parte de dentro da quadra. O brasileiro se desestabilizou e logo cedeu duas quebras o adversário, que fechou em 6-3.

O brasileiro pediu atendimento médico e já se mostrava visivelmente cansado em quadra. Bellucci não teve consistência em seu saque e viu o sérvio aproveitar as chances de quebra do set para abrir 5-2. Quando sacou para fechar, Troicki perdeu o game, mas finalizou a partida no game seguinte.