Categorias: Economia

Conselho de Administração comprova crescimento da Desenvolve

Estatísticas comprovam que carteira de crédito da instituição evoluiu quase 50%, em apenas cinco meses.

Ascom

Estatísticas comprovam que carteira de crédito da instituição evoluiu quase 50%, em apenas cinco meses.

O Conselho Administrativo da Desenvolve – Agência de Fomento de Alagoas esteve reunido nesta segunda-feira (8) para avaliar projetos, convênios e rendimentos das aplicações dos recursos da instituição entre os meses de janeiro e maio de 2012. Neste período, a carteira de crédito da instituição sofreu um acréscimo de quase 50%, em relação ao ano passado.

Durante a reunião, os conselheiros aprovaram ainda a minuta do novo Código de Ética da Agência, do Plano de Negócios e demais documentos que estão passando por reformulação. O encontro ainda teve por finalidade estabelecer novos prazos e o planejamento de ações a serem executadas para alavancar os serviços e as operações realizadas pela Desenvolve.

O secretário de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico e presidente do Conselho, Luiz Otavio Gomes, abriu a reunião lembrando a importância de Lamarck Quirino, um dos mais importantes colaboradores do órgão, responsável pela fundação orgânica da Agência de Fomento de Alagoas, que faleceu no último dia 30 de maio. Lamarck coordenava a organização e formalização dos documentos da Desenvolve perante ao Banco Central do Brasil.

Carteira de Crédito

O crescimento da Desenvolve está se tornando cada vez mais notável perante o mercado financeiro de Alagoas. Em apenas cinco meses a instituição elevou suas operações e atuações nos municípios alagoanos, emprestando R$ 658 mil, o que fez com que a carteira de crédito alcançasse o valor de R$ 1,4 milhões. Este valor representa que, apenas nos cinco primeiros meses de 2012, a instituição ofertou quase 50% de crédito a mais do que o que emprestou em 2011.

Segundo o diretor-presidente da Desenvolve, Antonio Carlos Quintiliano, os resultados representam a importância e a credibilidade que a instituição vem alcançando dentro do mercado financeiro estadual. “Estes novos dados comprovam que a Agência de Fomento de Alagoas vem alcançando os seus objetivos e, principalmente, auxiliando no desenvolvimento do nosso Estado”, enfatizou.
De acordo com o diretor de Desenvolvimento e Projetos da instituição, Fábio Leão, este aumento se deu, principalmente, pelo crescimento das demandas em Maceió e Coruripe. “Além disso, houve um aumento significativo nos demais municípios, através das salas do empreendedor e demais instituições que trabalham conosco, com o que chamamos de segundo piso”, explicou.

Redução da Inadimplência

Durante a reunião, foi apresentado ainda as novas estatísticas dos contratos de operações da instituição. De acordo com o diretor de Operações da Desenvolve, Maurício Cominotti, a Agência de Fomento de Alagoas está com 182 contratos ativos, destes apenas 3,2% estão caracterizados como inadimplentes.

“Estamos trabalhando incansavelmente para reduzir os números de atrasados e inadimplentes. Procuramos os clientes com o objetivo de renegociar os contratos e, em última instancia, entramos na justiça em busca dos pagamentos”, informou Maurício Cominotti.

Para o diretor-presidente, Antonio Carlos Quintiliano, em 2011 o número de inadimplentes (15) era consideravelmente alto, se comparado proporcionalmente ao número de contratos ativos da época (57). “Desde agosto do ano passado, que fortalecemos os nossos trabalhos em busca da redução da inadimplência. Hoje, alcançamos uma baixa de mais de 23%”, destacou.

O secretário Luiz Otavio Gomes considera que os resultados são satisfatórios, porém a instituição ainda deve trabalhar para expandir ainda mais a atuação da nos municípios do interior de Alagoas. “Através das operações de crédito disponibilizadas, queremos garantir aos micro e pequenos empresários uma nova perspectiva dos seus negócios”, declarou o secretário Luiz Otavio Gomes.