Responsável pela informação, diário catalão cita apelido 'Dedéckenbauer' e enumera qualidades do zagueiro do Vasco.
Prioridade no Barcelona, o zagueiro Thiago Silva está a um passo do Paris Saint-Germain. Sem o poderio financeiro dos franceses, o Barça começa a pensar em outras possibilidades para a defesa, e uma delas é Dedé, do Vasco. O jornal catalão "Sport" fez uma lista de candidatos à vaga e, além do jogador vascaíno, estão David Luiz, do Chelsea, e N’Koulou, do Olympique de Marselha.
O diário fez uma análise sobre as três opções. No caso de Dedé, a publicação lembrou que o jogador foi eleito o melhor zagueiro da última edição do Campeonato Brasileiro e que é chamado de "Dedéckenbauer" pela torcida vascaína. O apelido, segundo o jornal, existe por causa da "capacidade de sair jogando com a bola nos pés e a habilidade em poder avançar ao meio de campo com a naturalidade de um meia".
– Com 23 anos e 1,93m de altura, o futuro pertence a Dedé – sentenciou o "Sport".
No treino desta manhã no Vasco, o zagueiro não se estendeu muito em seu comentário a respeito do interesse europeu:
– Não sei o que vem, nem o que pode vir. Meu pensamento agora é todo Vasco. Hoje existem somente especulações. Não tem nada de concreto. Sigo esperando o posicionamento do Vasco para saber o que há de real e o que há de especulação
David Luiz, classificado pelo jornal catalão como "uma maravilha física da escola brasileira", também teve suas qualidades exaltadas pela publicação:
– Explosivo, dominante, esplêndido no jogo aéreo, conta com as condições para encarar a sempre complicada engrenagem do Barça.
O jornal, no entanto, lembrou que o jeito extrovertido poderia atrapalhá-lo no Barcelona. Entretanto, fontes do "Sport" asseguram que, em campo, a personalidade muda.
– Apesar de seu caráter extrovertido, os que o conhecem asseguram que se trata de um líder e um jogador muito profissional.
Com os constantes problemas de lesão do experiente zagueiro Puyol, de 34 anos, o Barcelona busca um jogador para garantir segurança na posição. Na última temporada, o técnico Pep Guardiola teve que improvisar alguns volantes como Mascherano e Busquets.