Categorias: Polícia

Governo do Estado lança campanha da Lei Seca em Alagoas

Com o slogan “Lei Seca: Tô Nessa” o ponto importante para o sucesso do trabalho será a adesão da sociedade.

Ascom Detran/Arquivo

Ascom Detran

Como parte integrante do Plano Nacional de Segurança Pública, o governo de Alagoas lançou nesta quarta-feira (27), a operação da Lei Seca. Com o objetivo de reduzir a incidência de acidentes causados por motoristas sob o efeito de bebidas alcoólicas, a campanha abordará a educação para o trânsito informando os riscos e as consequências de dirigir alcoolizado buscando conquistar uma mudança comportamental dos motoristas, além de mostrar a presença das três esferas de governo durante as fiscalizações nas ruas.

Com o slogan “Lei Seca: Tô Nessa” o ponto importante para o sucesso do trabalho será a adesão da sociedade. “É importante frisar que a campanha não impede as pessoas de beber, nosso objetivo é que eles bebam com segurança utilizando alternativas de transporte ou elegendo um amigo para não beber naquele dia”, explicou o diretor presidente do Detran/AL, Lucio de Melo.

As blitze vão acontecer diariamente em diversos pontos da cidade, a programação foi traçada através de um mapeamento de rotas de acidentes e saída de bares. Este modelo de operação é baseado no mesmo método utilizado no Rio de Janeiro. “A campanha de Lei Seca é uma dessas medidas que colocará em prática o plano de combate à violência e redução da criminalidade”, disse o secretário de Estado da Defesa Social, Dario César.

Segundo o coordenador de Segurança no Trânsito do Detran/AL, Antonio Monteiro, ao ingerir o álcool, o motorista fica com reflexos mais lentos, estimula uma tendência a se arriscar e tem uma resistência física prejudicada. “O condutor dirigindo a 60km/h roda o equivalente a 17m/s, sem os reflexos normais esta pode ser a diferença entra vida e a morte. O motorista alcoolizado diminui as chances de resistir aos ferimentos provocados por um eventual acidente de trânsito”, explicou.

Esta operação é uma ação de Governo envolvendo a Secretaria de Estado da Defesa Social, através do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AL), Polícia Militar e Polícia Civil, em parceria com a Força Nacional, Secretaria de Estado da Saúde, Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito, Departamento de Estradas e Rodagens, Policia Rodoviária Federal e Conselho Estadual de Trânsito.