Categorias: Cultura

Sextas Populares apresenta o chorinho de Ibys Maceioh

Apresentação será nesta sexta-feira, dia 6.

Ailton Cruz

Apresentação será nesta sexta-feira, dia 6.

O projeto Sextas Populares, realizado pela Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas, apresentará na próxima sexta (06), o talento no violão de Ibys Maceioh, com muito samba e choro. A apresentação começará às 17:30h, com entrada gratuita, no pátio do Teatro Deodoro.
A arte de Ibys reflete as suas experiências e pesquisas como músico. Dizem que já nasceu com ele a vontade incontrolável de tocar violão; começou a tomar conhecimento da música ainda criança, observando as serestas e as modas de viola em Porto Calvo.

Logo se mudou para Maceió, onde seu interesse pela música se intensificou. Nessa época, dedicou-se com afinco aos estudos do violão e passou a se apresentar em rádios locais, bailes e clubes, onde começou a despertar a atenção do público.

Aos vinte e dois anos de idade, alçou vôo para participar do Festival Internacional de Música (atual Festival de Inverno de Campos do Jordão), em São Paulo. Foi na terra da garoa que o alagoano adotou finalmente o seu nome artístico, Ibys Maceioh (antes grafado “Ibis Maceió”), e que começou a fazer contato com nomes importantes da MPB, como o concertista Noé Lourenço, Eduardo Gudin, Chico César, e Turíbio Santos, do qual foi aluno.

No ano de 2000, Ibys Maceioh lançou o seu primeiro CD, Suave, que trouxe composições variadas, marcadas pela sonoridade nordestina. Mais tarde, em 2002, esse CD recebeu uma releitura, que acabou gerando o segundo CD do artista: Cabelo de milho. Segundo o próprio artista, o trabalho só não foi alterado em sua identidade nordestina, que se mantém, podendo agradar a “gregos e troianos” devido a sua diversidade sonora (sambas, toada, xote e bossa nova). “Cabelo de Milho” conta com as participações de Oswaldinho do Acordeon e Fernando Melo, violonista do Duofel.

Além dos dois CDs, lbys participou do cd “Zimbo Trio convida”, coordenado pelo próprio grupo, e da coletânea “Chorano — Choro Alagoano”. Ibys Maceioh também passou por diversos festivais de música, entre eles a Feira de MPB, realizada no Centro Cultural São Paulo, a série Novos Intérpretes, no museu de Arte de São Paulo (Masp) e o já citado Projeto Pixinguinha.

Em 2008 Ibys Maceioh lançou o CD comemorativo “Ibys Maceioh — 34 anos de música”.

Serviço:

Sextas Populares – Ano II
Ibys Maceioh
Sexta, 06 de julho
Pátio externo do Teatro Deodoro
17:30h
Entrada gratuita
Informações: (82) 3315-5665 / 5656
Realização: Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas
www.teatrodeodoro.al.gov.br
dacdeodoro@gmail.com
ascomteatro.blogspot.com

Recentes