Categorias: Maceió

Seminário mobiliza veterinários em Maceió

Evento reuniu, nesta quinta-feira (05) em Maceió, cerca de 70 profissionais.

Realizado com o objetivo de orientar e reciclar os profissionais de Medicina Veterinária e Zootecnia do Estado, o Seminário de Responsabilidade Técnica e Ética Profissional, promovido pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária de Alagoas, reuniu nesta quinta-feira (05) em Maceió, cerca de 70 profissionais, que conheceram de perto as atribuições e responsabilidades técnicas e jurídicas da função.

“A participação dos profissionais alagoanos superou as nossas expectativas, demonstrando, principalmente com o esclarecimento de inúmeras dúvidas, o interesse de todos por um maior conhecimento na atividade. Isso só reforça o investimento que o Regional alagoano vem fazendo na educação permanente e nos incentiva a garantir as atualizações necessárias tanto ao profissional que já atua quanto aos que estão chegando agora”, frisa o presidente do CRMV/AL, José Heriberto Teixeira.

A apresentação e discussão do tema do Seminário foi feita pelo Médico Veterinário Geraldo Marcelino Carneiro Pereira do Rêgo, fiscal agropecuário do Ministério da Agricultura no Rio Grande do Norte, que integra a Comissão Nacional de Assuntos Políticos do CFMV. Além de discorrer acerca do amparo legal que o Médico Veterinário e o Zootecnista têm para exercer a atividade, Rêgo lembrou que apesar de despontar como grande área de inserção no mercado de trabalho, a função de Responsável Técnico tem sido desenvolvida, por desconhecimento dos próprios profissionais dessa área, por biólogos, engenheiros de pesca e nutricionistas.“Médicos Veterinários e Zootecnistas precisam ter um conhecimento abrangente também sobre essa atividade para evitar que outros profissionais – que não possuem as atribuições técnicas para isso – ocupem seu espaço, prejudicando a profissão e comprometendo a qualidade da prestação desse serviço à população”, afirmou.

Alinhado com a missão de garantir à sociedade a qualidade do produto que ele irá consumir ou do serviço que será prestado – no que se refere aos alimentos de origem animal ou destinados aos animais – o Médico Veterinário ou Zootecnista que exerce a responsabilidade técnica atua como um fiscal do consumidor, tendo como principal função orientar preventivamente e treinar, com competência técnica, funcionários e empreendedores.

De acordo com Geraldo Marcelino, o CFMV vem buscando mobilizar e conscientizar os profissionais da área em todo o país, não só para que ampliem seu conhecimento sobre a atividade, mas também para que atuem de forma que os empreendedores passem a vê-los como parceiros importantes e com a capacidade necessária para contribuir com o crescimento de suas empresas.

O CFMV tem orientado ainda os profissionais a informar oficialmente aos Conselhos Regionais a ocorrência de casos de agravos sanitários que afetem o bem estar e a sanidade animal, além da saúde pública, decorrentes do exercício ilegal da atividade por profissionais de outras áreas. “A notificação oficial desses agravos se constitui num argumento estatístico fundamental para reforçar, em especial no meio jurídico, a necessidade do Médico Veterinário e Zootecnista como únicos profissionais habilitados para evitar e solucionar este tipo de problema”, ressalta Geraldo Rêgo. Realizado em duas etapas – Maceió e Arapiraca – o Seminário leva a discussão do tema, nesta sexta-feira (06), para a capital do agreste, disponibilizando a atualização também aos profissionais das demais regiões do Estado. O evento acontece das 8h às 12h e das 14h às 18h, no Galpão do Tuta, localizado na Rua Expedicionário Brasileiro, 1917, 1º andar, bairro Baixa Grande.