Categorias: Maceió

Defesa Social assina contrato de implantação de Videomonitoramento

Instalação de 74 câmeras nas principais vias da capital é mais uma ação de prevenção e combate à criminalidade.

Dentro das ações do Programa Brasil Mais Seguro – Alagoas, a Secretaria da Defesa Social assina na próxima semana o contrato de serviço do projeto de Videomonitoramento de Maceió, considerado mais uma ferramenta de combate à criminalidade no Estado. Com recursos próprios no valor de R$ 9,5 milhões, o projeto inclui a instalação de 74 câmeras nas principais vias da capital.
A informação foi dada nesta quinta-feira (5) pelo secretário Dário Cesar, durante a solenidade de aniversário de 36 anos do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope). Além das 74 câmeras do projeto, Alagoas irá receber do Ministério da Justiça mais 40 câmeras do programa federal Crack – é possível vencer.
Segundo o secretário, a partir da assinatura do contrato de serviço, a empresa vencedora da licitação terá um prazo de 120 dias para a conclusão do sistema de videomonitoramento. Serão instaladas câmeras de longo alcance em diversos trechos de vias da capital incluindo o bairro do Pontal, passando pelo Centro e orla marítima até o bairro Tabuleiro do Martins.
Das 74 câmeras, 18 delas são do modelo OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres), que a partir do registro da placa do veículo, faz-se um levantamento de sua situação, permitindo aos agentes de segurança verificar se a placa é clonada ou se o carro tem registro de roubo, além de informações sobre o licenciamento junto ao Detran.
Com relação ao setor de Perícia Criminal, Dário Cesar informou que, além do novo IML de Maceió, o projeto de construção do prédio do Instituto de Criminalística está sendo finalizado pelo Estado. As obras físicas terão investimentos próprios da ordem de R$ 10 milhões, por meio de financiamento público do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Para reequipar os órgãos de perícia legal e criminal, o Ministério da Justiça doou ao Estado um cromatógrafo e um equipamento para análise de vísceras e 13 microcomparadores balísticos. Também estão garantidos equipamentos para a implantação de um laboratório de DNA Forense no IML.
Dário Cesar explicou que as ações integram a nova estratégia de combate à criminalidade implantada em Alagoas “Estamos vivendo um novo caminho na segurança pública de Alagoas, disse o secretário. Ele acrescentou que o foco do Programa Brasil Mais Seguro é a redução do índice de homicídios baseada na prevenção e na repressão qualificada contra a criminalidade.