Categorias: Brasil

Mantas para o sofá decoram e aquecem

Para escolher o modelo ideal, busque características que contrastem com o estilo do móvel.

O frio do inverno pode ser o momento ideal para repaginar o sofá com o uso de mantas e ainda deixar a casa mais quentinha. Lisas ou estampadas, elas transformam o visual dos ambientes e ainda protegem o móvel da sujeira. Ao escolher o tecido, o mais indicado é observar a estética do sofá e, caso ele já tenha estampas chamativas, apostar em mantas lisas ou com cores neutras. Deixe aquelas com desenhos ou cores fortes marcarem presença em sofás mais claros, em tons de bege, branco ou creme.

Quanto às texturas, no inverno, nada melhor do que escolher tecidos felpudos – como lã e outras fibras naturais – além de cores quentes. “Os tecidos das mantas devem ser agradáveis ao toque e ter aparência encorpada. Quando muito finos, assumem o movimento do sofá, escorregam e não valorizam a decoração”, afirma Priscila de Barros, arquiteta.

Após comprar a manta, é hora de posicioná-la no sofá. É possível colocada dobrada em apenas um dos lados do móvel, cobrindo assento e encosto, apoiada no braço do sofá, esticada apenas no encosto (ou assento) ou ainda na diagonal, cobrindo parcialmente o móvel.

“Também é interessante estender o tecido, mas nunca posicioná-lo no meio ou junto de outra manta”, lembra a arquiteta. Decore com almofadas no lado oposto ao da manta, para não sobrecarregar.

Para facilitar a escolha da manta ideal, separamos 17 modelos que vão esquentar a sua casa.