Categorias: Maceió

Navio oceanográfico é aberto a visitação no Porto de Maceió

Navio entrou em serviço em 1984.

Divulgação

Navio Oceanográfico “Antares”

Até esta segunda-feira, 9 de julho, o Navio Oceanográfico “Antares” Comandado pelo Capitão de Fragata Helber Carvalho Macedo, está aberto a visitação pública no Porto de Maceió, no horário de 14h às 17h.

A reportagem do Alagoas24horas tentou acesso ao navio na tarde deste domingo, 8, porém, fomos informados que é necessária a autorização da diretoria do Porto do Maceió – que só se encontra no local nos dias úteis – para acompanhar e registrar a visitação à embarcação.

O Navio Oceanográfico Antares é o primeiro navio a ostentar esse nome na Marinha do Brasil em homenagem à mais brilhante estrela da Constelação de Escorpião. Foi construído pelo estaleiro Mjellem & Karlsen A/S, em Bergen (Noruega), para empresa Racal Energy Resources Ltd., entrando em serviço em 1984.

Classificado como Navio de Pesquisa Sísmica, o M/V "Lady Harrison", de bandeira inglesa, efetuou inúmeros levantamentos de pesquisa sísmica na área do Mar do Norte, Mar Báltico e Mar Mediterrâneo, foi colocado à venda em 16 de setembro de 1986, sendo oferecido a diversos países, inclusive ao Brasil.

Em 10 de fevereiro de 1988 foi assinado o contrato para sua aquisição junto a Racal Geophysics Ltd, sendo incorporado a Marinha do Brasil pela Portaria n.º 0143 de 11/02/88 do MM Almirante-de-Esquadra Henrique Sabóia, permanecendo na condição de navio isolado até ser submetido a Mostra de Armamento em 4 de março de 1988 no porto de Immingham (Inglaterra).

Em 25 de abril chegou ao Rio de Janeiro, sendo incorporado a Armada em 6 de junho de 1988, com a presença do Chefe do Estado-Maior da Armada, em cerimônia realizada na Base Naval do Rio de Janeiro, passando a subordinação da Diretoria de Hidrografia e Navegação.