Categorias: Economia

Novo Office da Microsoft será integrado à nuvem e traz funções sociais

O novo pacote Office do Windows, o software voltado para uso em escritórios foi anunciado nessa segunda (16).

O novo pacote Office do Windows, o software voltado para uso em escritórios foi anunciado nessa segunda (16). A maior mudança está no modo como programas populares como Word e Excel irão se comunicar com a nuvem. Tudo será baixado e não mais vendido com discos de instalação como antes. O anúncio foi feito pelo CEO Steve Ballmer, durante uma conferência em São Francisco.

O novo Office é uma forma da Microsoft competir com serviços como Google Docs e iWork do Google. Apesar de ter os programas mais populares para edição de documentos, a empresa ficou para trás no quesito inovação e demorou a se adaptar ao universo colaborativo. Agora, com estas novas soluções, quer recuperar o tempo perdido.

Este Office faz parte da estratégia da Microsoft em manter seus produtos na nuvem, como forma de dar mais segurança e mobilidade aos usuários. Agora, o usuário precisará pagar uma assinatura para usar e tudo terá o Skydrive como armazenamento padrão. Todas as cópias ficam armazenadas e podem ser acessadas de qualquer lugar. Outra vantagem é manter os programas sempre atualizados, com atualizações constantes. Com a assinatura básica, é possível usar o Office em até cinco computadores/dispositivos (incluindo tablets e smartphones).

As novas aplicações chegam com uma melhor usabilidade com telas sensíveis ao toque. Visando marcar presença no universo móvel, a Microsoft se preocupa bastante ultimamente em ser simpática aos tablets.

Novidades
O pacote completo será composto de Word, Excel, PowerPoint, OneNote, Outlook, Publisher e Access. A versão econômica, chamada de Student 2013 terá Word, Excel, PowerPoint e OneNote e virá pré-instalada em tablets com o Windows RT, como o Surface.

Entre as novidades nos programas estão novas formas de edição e personalização. No PowerPoint será possível dar zoom em determinadas partes da apresentação. Já o Outlook ficou mais parecido com o Gmail, um design mais prático, ícones à esquerda e armazenamento em nuvem. O Word, talvez o mais popular dos softwares, permite agora a inserção de vídeos. Também ficou mais prático sua leitura de arquivos longos, destacando parte do texto onde o leitor parou. Já o Excel ficou mais fácil e vai automatizar funções e cálculos.

Social
Assim como o sistema operacional Windows 8, o Office também dá destaque ao compartilhamento com redes sociais. É possível salvar o que foi feito no Facebook, Twitter ou em um blog. Os arquivos também podem ser integrados a uma conferência via Skype.

Planos
Ainda não foram divulgados os preços deste Office, mas já sabemos os planos. O “Home Premium” dá 20 GB de espaço na nuvem (no Skydrive) e 60 minutos de ligações por Skype. O “Small Business Premium”, voltado para pequenas empresas, terá um serviço de email corporativo e videoconferência em HD e o ProPlus, o mais completo, vai ter mais opções de gerenciamento, mas ainda carece de detalhes.

O Office chega junto com o Windows 8, que deve ser lançado até outubro deste ano.