Maceió Shopping recebe exposição sobre Cônego Teófanes
O Centro Universitário CESMAC, por meio do Núcleo de Projetos de Extensão (NPE), vinculado à Pró-Reitoria Acadêmica Adjunta de Extensão e Ação Comunitária da IES, promove, a partir desta terça-feira, 31 de julho, uma exposição comemorativa pelo Centenário do Padre Teófanes Augusto de Araújo Barros (fundador do CESMAC).
A solenidade de abertura será às 17h, no pátio térreo do Maceió Shopping (Mangabeiras), em frente às Lojas Renner. Diversas autoridades do Estado já confirmaram presença na abertura da exposição, que leva o nome “O Centenário de um Mestre: Cônego Teófanes de Barros (1912-2001)”.
“Estão aí hoje, em postos variados de comando e em profissões das mais diversas, pessoas que puderam, através da educação, ter a possibilidade da ascensão social, tornando-se profissionais respeitados e cidadãos vitoriosos”, disse o historiador e vice-reitor do CESMAC, professor doutor Douglas Apratto Tenório.
“Hoje, em 2012, centenário de sua vida, as novas gerações podem resgatar, pela memória revisitada, um pouco de sua grande obra, em um ato de justiça que nos gratifica: ex-alunos, colegas, familiares, amigos e admiradores. Pois o verbo agora habita entre nós”, afirmou Vera Romariz, coordenadora do NPE/CESMAC.
Confira o roteiro da Exposição:
1 – Um Clima de Época: Objetos pessoais que integraram o cotidiano do homenageado (Acervo CESMAC);
2 – Linha do Tempo – Vida e Obra: Fatos fundamentais da vida e carreira de Padre Teófanes de Barros;
3 – O Verbo Entre Nós (no baú): Textos de autoria própria, de prefácio sobre sua obra e de autores como Jacques Maritain, cujo nome foi dado a um centro de estudos que fundou;
4 – Vídeo-documentário “Centenário de um Mestre” (produzido pela Assessoria de Comunicação do CESMAC).
A mostra fica aberta à visitação até o dia 06 de agosto, no horário de funcionamento do Maceió Shopping. Outras informações no telefone (82) 3215-5094.
Sobre Padre Teófanes
Padre Teófanes Augusto de Araújo Barros nasceu no município de São José da Lage, em 13 de julho de 1912. O curso primário foi no atual Colégio Marista, quando ingressou, em seguida, no Seminário Metropolitano de Maceió e na Faculdade de Filosofia da Universidade Católica de Pernambuco. Aos 16 anos começou a lecionar e a se destacar como um educador e empreendedor. Em 06 de fevereiro de 1939 fundou o extinto Colégio Guido de Fontgalland; a Faculdade de Filosofia (1950), de onde se originou a Universidade Federal de Alagoas (UFAL); fundou e presidiu o Conselho de Educação do Estado de Alagoas (1962); recebeu inúmeras honrarias; colaborou com diversos órgãos de imprensa; entre inúmeros outros trabalhos.
Como grande educador, Padre Teófanes sentia em Alagoas a necessidade de expandir as possibilidades de estudos aos trabalhadores alagoanos, que não tinham tempo para cursar uma escola de nível superior no período noturno. Pensando neles, lutou em Brasília e no Estado, para a criação de uma unidade de ensino com cursos superiores no horário da noite. Foi assim, que durante a gestão do então prefeito de Maceió, João Rodrigues Sampaio Filho – hoje reitor do Centro Universitário CESMAC –, que foi criado, em outubro de 1973, o CESMAC.