Categorias: Esporte Olimpíadas 2012

Cielo e Fratus passam à final dos 50m livre

Recordista mundial da prova, Cesar vai em busca do bicampeonato olímpico.

Globo.com

Nadadores brasileiros

Cesar Cielo e Bruno Fratus estão na final dos 50m livre. O principal atleta da natação brasileira fez o melhor tempo geral das semifinais (21s54) empatado com o americano Cullen Jones. Fratus venceu a bateria seguinte registrando sua melhor marca pessoal, 21s63, que lhe garantiu a quarta vaga. O terceiro classificado foi Anthony Ervin (21s62), dos Estados Unidos.

Ao revelar que sua estratégia era nadar forte na semifinal da prova que é sua especialidade, Cielo deixou claro que agora pretende descansar para ocupara o lugar mais alto do pódio, com fez em Pequim 2008.

– Nadei forte. Agora é descansar o máximo. O que puder segurar de energia para amanhã vou segurar para poder fazer o melhor tempo da vida – declarou recordista mundial, com a marca de 20s91, em entrevista ao SporTV.
Em relação ao tempo que deve buscar para conseguir o bicampeonato olímpico, Cielo disse que tentará baixar o recorde olímpico que registrou há quatro anos (21s30):

– Acho que um 21s3 deva ser suficiente para ganhar. Estou mirando em 21s2. E vamos ver se amanhã sai.

Sobre a concorrência que terá para repetir a medalha de ouro, o atual campeão disse que entre os finalistas, não há nenhuma surpresa e que os adversários mais fortes são os americanos Cullen e Anthony Ervin e o compatriota Fratus.

– Eu estava esperando o Cullen e o Ervin mesmo. Acho que eu e eles juntos com o Bruno somos os quatro principais para brigar por medalha. Mas amanhã ninguém sabe o que vai acontecer e tomara que dê tudo certo para o Brasil – concluiu.

Após registrar a melhor marca de sua carreira, Fratus mostrou muita confiança em relação à final da prova, que acontece nesta sexta-feira, às 16h09m (de Brasília).
– Não tem lugar ou hora para nadar rápido como as Olimpíadas. Foi uma prova boa, gostei. Se tivesse aquela adrenalinazinha da final eu teria sido ainda mais rápido e amanhã vai dar para brigar de igual par aigual com todo mundo – afirmou ao SporTV.

Ao ser indagado sobre quem seria seu maior adversário na decisão, Fratus foi taxativo: ele mesmo.

– Meu maior adversário está aqui dentro (disse apontando para a cabeça). Agora é acreditar que dá e partir para cima – concluiu.

Confira a classificação final dos 50m livre:

1º Cesar Cielo (Brasil): 21s54
2º Cullen Jones (EUA): 21s54
3º Anthony Ervin (EUA): 21s62
4º Bruno Fratus (Brasil): 21s63
5º George Richard Bovell (Trinidad and Tobago): 21s77
6º Florent Manaudou (França): 21s80
7º Eamon Sullivan (Austrália): 21s88
8º Roland Schoeman (África do Sul): 21s88