Categorias: Maceió

Governo entrega mais duas escolas reformadas na capital alagoana

Ao todo, 112 escolas da rede estadual já foram recuperadas.

Agência Alagoas

Agência Alagoas

Mais duas escolas da rede estadual de ensino em Maceió passaram por reformas estruturais e tiveram suas obras concluídas. Nesta quinta-feira (2), o secretário Adriano Soares e representantes da Secretaria de Estado da Educação visitaram as escolas Manoel de Araújo Dória, no conjunto Henrique Equelman; e a Major Eduardo Emiliano da Fonseca, no Vergel do Lago. Agora, sobe para 112 o número de escolas recuperadas em todo o Estado.
Desde o início do ano, após decreto do governador Teotonio Vilela, 163 escolas da rede estadual foram selecionadas para serem submetidas a obras emergenciais. A Escola Estadual Manoel de Araújo Dória, entre outros reparos, foi contemplada com a substituição das partes hidráulicas, elétricas e hidrossanitárias, retelhamento, pintura das áreas interna e externa, além das reformas das salas da diretoria, secretaria, biblioteca e laboratório de informática.
Durante a entrega, Adriano Soares conferiu as melhorias que a reforma proporcionou à unidade de ensino. Passando de sala em sala, Soares falou aos alunos sobre a importância da preservação do ambiente escolar, bem como a valorização dos estudos. “É preciso dedicação aos estudos, esse é o único caminho para enfrentar as dificuldades da vida. Sejam amigos de seus livros”, aconselhou o secretário.
Melhorias
Os estudantes da Manoel Dória comemoraram a entrega da unidade com números de dança e com a apresentação de uma paródia contando sobre a satisfação pela recuperação da escola. O aluno Jhonatan Mateus Vicente, 13 anos, do 8º ano vespertino, comentou que, após a reforma, a escola passou a ser mais valorizada por todos. “Muita coisa mudou, as salas estão mais ventiladas, as bancas estão limpas. A gente se sente melhor aqui dentro, mais leve”, disse o jovem.
A Escola Emiliano da Fonseca, que atende a 258 alunos do 1º ao 5º ano, não recebeu apenas melhorias na infraestrutura, a mobília antiga foi substituída por novas. Para a diretora geral Márcia Angélica Cerqueira, a escola está receptiva e organizada. “Nosso espaço foi otimizado e melhor aproveitado. Agora podemos receber melhor os pais de alunos, conversar com eles com mais privacidade. Sem contar as outras melhorias, a exemplo pintura e a entrega de um banheiro com acessibilidade”, comemorou a diretora.
As crianças da Emiliano Fonseca homenagearam os representantes da Educação estadual com a exibição de cantigas de roda, projeto pedagógico desenvolvido ao longo do ano passado.