Brasileiros vencem poloneses Mariusz Prudel e Grzegorz Fijalek por 2 sets a 1 (21/17, 16/21 e 17/15) e estão nas semifinais do vôlei de praia.
Em um duelo equilibrado, Alison e Emanuel, bronze em Pequim 2008 e ouro em Atenas 2004, precisaram suar a camisa para despachar os poloneses Mariusz Prudel e Grzegorz Fijalek, nesta segunda-feira, por 2 sets a 1 (21/17, 16/21 e 17/15), na Arena de Vôlei de Praia, em Londres. Após um início equilibrado, os brasileiros cometerem muitas falhas, se recuperaram e superaram com muita frieza os rivais em um tiebreak emocionante. Invictos, eles avançaram as semifinais das Olimpíadas com 100% de aproveitamento. Os próximos adversários serão conhecidos a partir do confronto entre Plavins e Smedins, da Letônia, e os americanos Gibb e Rosenthal, nesta terça-feira.
– Foi um jogo de muito sofrimento. Tenho certeza que muita gente em casa deve ter sofrido com a gente. Obrigado pela torcida. Eu e Alison nos ajudamos muito. Ele me colocou pra cima na hora da dificuldade. É assim que tem que ser, um tem que ajudar o outro. Brasileiro é isso. Agora vou dar um abraço no Mamute, um abraço na comissão técnica, na Leila. Temos que dividir ao máximo essa felicidade depois dessa tensão que foi o jogo – disse Emanuel ao SporTV.
O jogo
O primeiro set foi marcado pelo equilíbrio. Nenhuma dupla conseguiu abrir mais de dois pontos de vantagem sobre a outra no início. As parcerias estavam empatadas por 17 a 17 quando os brasileiros desgarraram no placar, contando com o ótimo bloqueio de Alison. Ele acertou bela manchete, de segunda, para fechar a parcial em 21 a 17.
O segundo set foi o mais complicado para os brasileiros, que erraram muito e viram os poloneses crescerem no jogo. Só dava Polônia e os europeus fizeram 21 a 16, sem dificuldades. Mostrando um equilíbrio emocional impressionante, eles esqueceram a má atuação e voltaram a acertar no tiebreak. Depois de sair atrás do placar, a dupla vervde-amarela conseguiu o empate após um belo rali. Emanuel emendou o passe de Alison e soltou o braço: 2 a 2. Prudel e Fijalek acertaram boas bolas no fundo de quadra e seguiram com um grande volume de jogo.
O Brasil se recuperou e no bloqueio de Alison, conseguiu abrir dois pontos de vantagem 6 a 4. A disputa foi muito acirrada, mas os brasileiros voltaram a cometer falhas e deram cinco pontos de graça para os adversários, que assumiram a frente do placar: 11 a 8.
O jogo estava indefenido e a cortada de Emanuel na diagonal deixou vivas as esperanças de classificação (13 a 12). Na sequência, tentativa de ataque dos poloneses para fora. Quando esta tudo igual, foi a vez de Alison isolar a bola ao arriscar um bloqueio, deixando os rivais muito perto de fechar o jogo: 14 a 13. Após um ace de Alison no fundo da quadra e bons ataques da equipe canarinho, o Brasil finalmente conseguiu marcar 17 a 15 e avançar às semifinais.