Doda e Rodrigo Pessoa avançam para a final individual na quarta-feira.
Desfalcado de Cacá Ribas, o time brasileiro em Greenwich Park foi forçado a disputar a final de saltos por equipes sem direito a descartar seu pior resultado. A desvantagem em relação a países com tradição no esporte foi grande demais, e o Brasil terminou os Jogos de Londres 2012 na oitava colocação. A medalha de ouro ficou com a Grã-Bretanha, que derrotou a Holanda no desempate. A Arábia Saudita completou o pódio.O destino brasileiro foi selado quando uma das ferraduras de Maestro St. Louis, cavalo de Zé Reynoso, caiu durante o aquecimento. A ferradura foi novamente recolocada, mas o conjunto entrou na pista atrasado e teve uma passagem ruim, com 46 pontos em penalidades. Como a equipe não podia descontar, caiu para último lugar entre os finalistas. Somando ainda os pontos de Álvaro Affonso de Miranda, o Doda (montando Rahmannshof’s Bogeno), e de Rodrigo Pessoa (Rebozo), o Brasil acumulou 67.
– O cavalo dele (Reynoso) perdeu um ferro, e isso perturba. Ele estava quase pronto para entrar. Teve que parar tudo durante 10 ou 15 minutos para colocar o ferro e esquentar o cavalo de novo. Isso, com certeza, perturbou a cabeça dele. Mas, infelizmente, isso faz parte do jogo. É um cavaleiro que tem boas possibilidades, mas é a primeira vez que ele sai do Brasil para competir, que participa das Olimpíadas, então tem que tomar isso como lição para a próxima vez. Nós já sabíamos que com apenas três conjuntos a tarefa de hoje seria muito muito difícil. Não posso colocar culpa alguma nele – avaliou Rodrigo Pessoa.
O Brasil atuou com apenas três conjuntos porque Wileixo, cavalo de Cacá Ribas, foi poupado. Após refugar duas vezes no sábado, o animal foi avaliado pela equipe veterinária, que constatou inchaço em seus membros e recomendou que a competição fosse evitada.
Para Zé Reynoso, o perda da ferradura foi determinante para o resultado ruim desta segunda-feira. O cavaleiro, contudo, garante que não sai de Londes de cabeça baixa.
– O meu cavalo é bruto, de força, mas ao mesmo tempo é um cavalo delicado. Eu acredito que isso, sem dúvida alguma, desestabiliza. A minha confiança? Eu sou guerreiro. Se você quiser que eu entre de novo agora, eu vou entrar e fazer o meu melhor. Minha cabeça não vai baixar.
A Arábia Saudita terminou com 14 pontos e conquistou com o bronze. Grã-Bretanha e Holanda acumularam oito pontos e precisaram de um desempate, com mais quatro passagens. Os britânicos Nick Skelton e Ben Maher zeraram seus percursos, Scott Brash cometeu apenas uma falta e, quando Peter Charles zerou, assegurou o ouro para o time da casa. A Holanda, que teve 12 pontos com seus primeiros três cavaleiros, ficou com a prata.
Doda e Rodrigo Pessoa na final individual
A jornada desta segunda-feira também definiu os conjuntos que disputarão a final individual, marcada para quarta-feira. O Brasil classificou dois conjuntos. Doda ficou em 11º lugar, com oito pontos e Rodrigo Pessoa foi o 25º, com dez. Reynoso ficou em 45º – último lugar entre os conjuntos que ainda tinham chance nesta segunda-feira. Na final individual, disputada em duas passagens, os cavaleiros iniciarão zerados – sem levar a pontuação acumulada até agora.
Confira o resultado final por equipes:
1. Grã-Bretanha – 8 pontos (4 no desempate)
2. Holanda – 8 (12 no desempate)
3. Arábia Saudita – 14
4. Suíça – 16
5. Canadá – 26
6. Estados Unidos – 28
7. Suécia – 28
8. Brasil – 67