Categorias: Saúde

Encontro promove reintegração social de pessoas com hanseníase

I Encontro Estadual Morhan contará com a participação de representantes do Ministério da Saúde.

Divulgação

O coordenador nacional do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan), Artur Custódio, participa nesta terça-feira (7) do I Encontro Estadual Morhan, que contará com a participação de representantes do Ministério da Saúde. O encontro acontecerá no Hotel Matsubara, das 8h às 17h, para abordar sobre a doença que está no elenco das que são negligenciadas no Brasil.

Para a gerente de Agravos de Transmissão Respiratória, Sexual, Vigilância do Óbito e Sistemas de Informação, Ednalva Araújo, o encontro visa promover a reintegração social das pessoas atingidas pela hanseníase, garantir os direitos humanos através do controle social e estabelecer a constituição da nova diretoria do Morhan de Alagoas.

A gerente destacou ainda que é necessária a participação dos coordenadores municipais de Vigilância Epidemiológica e Atenção Básica, como também assistentes sociais, pacientes ou ex-pacientes.

Segundo Ednalva Araújo, o governo do Estado vem adotando medidas para a eliminação da doença, através de ações que são realizadas com os profissionais dos municípios. Ela lembrou que a hanseníase é uma doença infecto-contagiosa que gera preconceito e medo – fatores que contribuem para discriminação.

Para participar do encontro foram selecionados profissionais dos municípios alagoanos com o maior índice da doença. São eles Arapiraca, Atalaia, Coruripe, Craíbas, Maceió, Major Isidoro, Maragogi, Palmeira dos Índios, Pariconha, Paulo Jacinto, Penedo, Rio Largo, Santana do
Ipanema, Teotônio Vilela, União dos Palmares e Delmiro Gouveia.

Durante o encontro estarão em discussão a Política Nacional de Atenção à Pessoa com Hanseníase, Participação e Controle Social, Participação Popular e Controle Social no SUS, Sustentabilidade do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase, entre outros.