Um pinguim, de espécie ainda não determinada, foi a atração da Praia de Jatiúca, na tarde desta terça-feira, 07. O animal, já adulto, foi retirado por mar por banhistas.
Um pinguim, de espécie ainda não determinada, foi a atração da Praia de Jatiúca, na tarde desta terça-feira, 07. O animal, já adulto, foi retirado por mar por banhistas.
Após o resgate, a população acionou o Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA) e os voluntários do Instituto Biota. Segundo informações do cabo Luiz Carlos do BPA, o animal apresentava cansaço e estava debilitado no momento do resgate.
Os policiais do BPA acreditam que a ave chegou até a costa alagoana após pegar uma corrente marinha. O pinguim está sendo encaminhado ao IBAMA, onde receberá os devidos cuidados dos veterinários.
Migração
Nos últimos anos, se tornou frequente a incidência da ave marinha no nordeste brasileiro, especialmente em Salvador/BA.
Fugindo do inverno gelado da Patagônia Argentina, no Extremo Sul da América do Sul, os pinguins buscam comida no litoral do Sudeste brasileiro. Contudo, alguns entram numa corrente marítima errada e param nos estados do Nordeste. Devido à longa viagem, muitos acabam morrendo de fome ou doenças.
No dia 25 de julho, um filhote de lobo marinho, da espécie arctocephalus tropicalis, foi resgatado na praia do Pontal da Barra, nas proximidades do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran).
O animal de 8,5 kg foi encontrado por um pescador e havia sido resgatado por equipes do Instituto do Meio Ambiente (IMA), do Instituto Biota de Conservação, do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
No dia seguinte ao resgate o animal morreu.