Categorias: Eleições 2012 Política

‘Maceió tem uma situação fiscal mais confortável’, diz Palmeira

Questionado sobre qual seria a grande diferença entre as administrações do PSDB, Palmeira avaliou "que a situação fiscal de Maceió é mais confortável com relação ao Estado".

Fecomércio

Rui Palmeira (PSDB), candidato à Prefeitura de Maceió

O candidato Rui Palmeira (PSDB) abriu nesta quarta, dia 8, a série de sabatinas promovidas pela Federação do Comércio de Alagoas. Candidato do PSDB à Prefeitura de Maceió, Rui Palmeira não se eximiu de questionamentos sobre a atuação do colega de partido e defendeu o governo de Vilela e o posicionamento do PSDB no Congresso Federal, qualificando como ‘oposição responsável’.

Questionado sobre qual seria a grande diferença entre as administrações do PSDB, Palmeira avaliou "que a situação fiscal de Maceió é mais confortável com relação ao Estado".

Palmeira debateu questões ligadas ao desenvolvimento econômico, saneamento básico, saúde, cultura e turismo e educação. O deputado federal destacou a saúde como a área mais deficiente do governo Cícero Almeida (PEN) e garantiu que se for eleito deverá apresentar uma indicação técnica para a pasta, como forma de garantir a solução dos problemas.

Quanto ao desenvolvimento econômico, Palmeira avaliou que a atual gestão mantém uma política hostil a pequenos e microempreendedores. O candidato disse que em seu governo as compras governamentais deverão privilegiar este grupo.

O candidato defendeu, a exemplo dos seus adversários, parcerias com o governo federal como forma de garantir recursos para investimentos nas áreas de saneamento básico, por meio do PAC e BNDES. “Há recursos, falta vontade e projeto de qualidade”, avaliou.

Com relação à saúde municipal, Rui Palmeira citou a baixa cobertura do Programa de Saúde da Família e a ineficiência na atenção básica para defender o aumento no número de postos de saúde, além de um atendimento integrado, que facilite o acesso do usuário à consulta, tratamento e medicamentos. Tudo isso se daria, segundo ele, de forma integrada e informatizada.

Outra questão destacada pelo candidato disse respeito à Educação, outra pasta considerada crucial por ele. O deputado citou a carência no número de creches e a redução de quase 50% nas matrículas de crianças da pré-escola. Dentro dessa vertente, o candidato a prefeito defendeu investimentos em educação, cultura, esporte e lazer como forma de reduzir os índices de criminalidade.

Quanto à questão da mobilidade, Palmeira defendeu o transporte de massa, a criação de ciclovias em novas obras, além de transporte público de qualidade, que convença o usuário a deixar o seu veículo em casa e usar o transporte coletivo.

Rui Palmeira encerrou a entrevista dizendo que o ‘novo’ defendido por sua coligação diz respeito a uma ‘nova atitude’ e prometeu diálogo permanente com servidores públicos, sociedade civil organizada e comunidades durante sua gestão, que segundo ele será cumprido na integralidade.