Desta vez, o pedido foi feito pelo juiz da 29ª Zona Eleitoral, Lucas Lopes Dórea Ferreira, com sede em Batalha mas que ainda compreende os municípios de Belo Monte e Jacaré dos Homens.
O gabinete da Presidência do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), recebeu, na tarde desta terça-feira (07), mais um pedido de envio de tropas federais para atuarem nas eleições municipais. Desta vez, o pedido foi feito pelo juiz da 29ª Zona Eleitoral, Lucas Lopes Dórea Ferreira, com sede em Batalha mas que ainda compreende os municípios de Belo Monte e Jacaré dos Homens.
De acordo com o documento enviado pelo magistrado eleitoral, há um clima de instabilidade política na região e, na eleição anterior, alguns episódios teriam marcado o pleito eleitoral, como a prisão de mais de 60 pessoas fazendo boca de urna e a aglomeração de mais de mil cidadãos em uma praça pública, oportunidade em que houve a atuação do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar de Alagoas (PM/AL).
O documento foi enviado imediatamente ao governo do Estado de Alagoas, que se manifestará, no prazo de dez dias, sobre a segurança do pleito eleitoral na localidade. Terminado o prazo, o pedido será distribuído para um desembargador-eleitoral, que com a oitiva do Ministério Público Eleitoral (MPE), se pronunciará sobre a viabilidade do pedido. Só após o julgamento no TRE/AL, o pedido será encaminhado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que decidirá sobre o envio ou não das tropas federais.