Categorias: Eleições 2012 Política

‘Eu tenho projeto para tudo’, defende Galba Noaves

Novaes ironizou a política educacional do Governo do Estado, com a instalação de tendas climatizadas.

Railton Teixeira/Alagoas24horas

Galva Novaes (PRB), candidato à Prefeitura de Maceió

O candidato Galba Novaes (PRB) foi o penúltimo sabatinado pela Federação do Comércio de Alagoas, na manhã desta quinta-feira, 9, no auditório do Sesc/Poço. Presidente da Câmara de Vereadores de Maceió, Novaes destacou sua experiência à frente do Legislativo Municipal para respaldar sua candidatura, citando vários projetos de sua autoria que foram benéficos para a comunidade de capital.

A exemplo da sua atuação no parlamento mirim, Novaes defendeu soluções que obtiveram bons resultados em administrações de cidades de todo o país e voltou a defender a atividade delegada (bico legal, sucesso em São Paulo), investimento de 40% do orçamento na educação (sucesso em Pato Branco/MG), além de investimento em transporte coletivo de massa e corredor exclusivo para aumentar a velocidade do trânsito na capital.

Novaes ironizou a política educacional do Governo do Estado, com a instalação de tendas climatizadas. Segundo a avaliação do candidato, a educação será prioridade máxima em seu governo, uma vez que ele entende a área como ponto crucial para a redução dos índices de criminalidade do município.

O atual vereador, a exemplo dos seus adversários, defendeu a escola em tempo integral, mas disse que seus opositores falam do tema com desconhecimento. “Vamos implantar o projeto e o pai da criança ainda terá direito a uma sopa antes de ir para casa”.

Em diversos momentos da sabatina, Novaes citou sua experiência como legislador e sua vivência na periferia da cidade, seu principal reduto eleitoral. O candidato ainda prometeu a construção de ciclovias, como forma de garantir a segurança dos mais de 30 mil ciclistas que circulam na capital.

Na área de meio ambiente, Novaes foi enfático ao defender o desassoreamento das lagoas e a arborização da cidade. “Vamos transformar Maceió na segunda João Pessoa”, numa referência à capital da Paraíba, considerada uma das cidades mais ‘verdes’ do país. Galba Novaes afirmou, ainda, que existem mais de 11 mil pescadores passando fome no município.

Novaes fez uma crítica às administrações municipais dos últimos 17 anos, que segundo ele não se preocuparam com a população e as consequências da violência. Neste ponto, nem mesmo o prefeito Cícero Almeida (PEN) foi isentado, uma vez que não teria aceitado a implantação da atividade delegada (bico legal). “Então eles (governo e município) acham que está tudo bem”.

Na área da saúde, o candidato defendeu a implementação em sua totalidade do Programa de Saúde da Família (PSF) na capital. Atualmente, segundo dados do Ministério da Saúde, Maceió tem cobertura de apenas 27%. A exemplo dos seus adversários, Galba disse entender que investimento em saneamento básico se refletem em saúde. “Saneamento é saúde pública”.

O candidato encerrou sua sabatina afirmando que não se furtou a responder nenhuma pergunta e voltou a ressaltar sua experiência e conduta como presidente da Mesa Diretora da Câmara de Maceió.