Categorias: Formula 1

Rubinho cogita nova equipe: ‘Estou aqui para vencer’

Ex-piloto da Fórmula 1 está incomodado com a falta de resultados expressivos na Indy. .

Globo.com

Rubinho

Recordista de participações na Fórmula 1, com 322 GPs, dois vice-campeonatos, 11 vitórias, 14 poles e 68 pódios em 19 temporadas. Com tanta experiência na categoria máxima do automobilismo mundial, era grande a expectativa de que Rubens Barrichello se destacasse em sua nova empreitada na carreira, na Fórmula Indy. No entanto, depois de 12 provas, um sétimo como melhor colocação e o 17º lugar no campeonato não estavam nos planos do piloto. Os carros da equipe KV não se mostraram no mesmo patamar dos bólidos das rivais Penske e Andretti e a falta de resultados expressivos já incomoda Rubinho.

– Estou aqui para vencer. Agora que estou na Indy, quero melhorar – disse em entrevista à revista inglesa “Autosport”.

Nas primeiras provas do ano, Barrichello teve dificuldades para acertar a parte estratégica. A dinâmica das provas da Indy, com grande quantidade de bandeiras amarelas e safety car, é muito diferente da F-1. No entanto, nas últimas provas, não conseguiu converter a melhor adaptação em resultados.

Seu companheiro de KV e amigo Tony Kanaan, campeão de 2004, e em sua 15ª temporada na categoria (contabilizando a época da Champ Car) até que conseguiu boas posições, mas é apenas o 7º na classificação geral. O outro piloto do time, o venezuelano Ernesto Viso, que está em seu quinto ano na Indy, encontra-se em 20º, três posições atrás de Barrichello. E engana-se quem pensa que a situação faz Rubinho, com seus 40 anos, pensar em se aposentar. O ex-piloto de Fórmula 1 quer andar na frente e cogita trocar de equipe.

– Estou aberto a Jimmy Vasser e Kevin Kalkhoven (proprietários da KV). Não gosto de ser 15º e estou trabalhando para crescer. Estou melhorando em comparação com meus companheiros de equipe, mas meu carro não está. E a parte estratégica ainda não funcionou – disse o piloto, referindo-se à 15ª posição na corrida do último domingo, em Mid-Ohio.
Segundo a “Autosport”, Rubinho estaria em negociações avançadas com uma equipe de motor Honda. A escuderia mais forte com esses propulsores é a Chip Ganassi, que pode ter um cockpit vago para 2013, pois não deverá contar com o piloto Graham Rahal. O próprio Kanaan, ao ser perguntado pelo twitter, disse que concordaria com a saída do amigo para um time melhor.
– Claro. Ele merece – disse o baiano de 37 anos.

O líder do campeonato é o australiano Will Power, da Penske, com 379 pontos. O melhor brasileiro na competição é Helio Castroneves, também da Penske, na terceira colocação, com 353. A próxima etapa da Indy está programada para dia 26 de agosto no circuito misto de Sonoma, nos Estados Unidos.

Recentes