Categorias: Polícia

Polícia recaptura menor acusado no assassinato de empresário

O menor foi detido junto aos outros acusados e encaminhado para a Delegacia de Menores, mas fugiu da unidade.

7 Segundos

Aassassinato do empresário Marcos dos Fogos

O adolescente acusado de ter participado, em janeiro deste ano, da morte do empresário Marcos Valença da Silva, de 57 anos, mais conhecido como “Marcos dos Fogos”, foi apreendido na manhã desta quinta-feira (09), no bairro Vale das Águas, em Arapiraca. No início deste ano, o menor foi detido junto aos outros acusados, e encaminhado para a Delegacia de Menores, mas fugiu da unidade.

De acordo com o delegado da 55º Delegacia de Polícia, Genilson Souza, várias diligências foram feitas em outras cidades, a exemplo de Santana do Ipanema e Traipu. “Soubemos que tinha uma mulher grávida dele, mas não conseguimos nada. Quem entregou ele foi a própria família que disse não aguentar mais os crimes que o adolescente vinha cometendo”, afirmou o delegado.

O delegado contou que o adolescente havia fugido da Delegacia de Menores sem ao menos ter sido ouvido sobre o crime. Em seguida, Souza falou que o menor tem participação direta e indireta na morte do empresário. “Já que ele foi detido, é preciso um trabalho do Ministério Público para não deixar ele solto, já que é muito perigoso. Ele tem participação em vários assaltos e em outros assassinatos”, acrescentou.

O acusado, de apenas 17 anos, foi ouvido ainda na manhã de hoje e encaminhado para a Delegacia de Menores.

Autor intelectual

“Está confirmado que foi execução e não homicídio”, disse Genilson de Souza. O delegado afirmou que o autor do disparo que matou o empresário, Daniel Charles da Silva, mais conhecido como “Danielzinho” – que foi assassinado – recebeu cerca de R$ 6 mil para atirar em “Marcos dos Fogos”. “A morte do Daniel foi queima de arquivo porque tem um autor intelectual por trás dessa história”, explicou o delegado. “O Daniel, para não ir sozinho à loja do empresário, com medo que ele reagisse, deu mais R$ 1 mil para o menor, para o Alex e par o Tiago Henrique Barbosa, o ‘Galego Doido’, mas este afirma que quem disparou o tiro contra Marcos foi Daniel”, disse Souza. O delegado disse que "Galego Doido" ainda está sendo investigado, pois o nome ao qual ele está se identificando – Tiago Henrique Barbosa – pode ser falso, já que o acusado está sem documentos de identificação. Ele e Alex Braz estão detidos na Casa de Custódia de Arapiraca.

O taxista Sidney Alex Carnaúba, que transportou os assassinos, não tinha participação no assassinato. “Ele não foi autor nem co-autor desse crime. Sua participação foi mínima, apenas de estar naquele momento, em seu horário de trabalho, e de ter sido o condutor dos assassinos para o local do crime e, após o fato, para o outro local sob ameaças”, afirmou o delegado Souza.

O crime

Quatro homens – sendo um deles adolescente – invadiram a loja “Só Fogos”, localizada na Avenida Rio Branco, no bairro Cacimbas, em 16 de janeiro deste ano, e mataram o dono do estabelecimento, Marcos Valença da Silva, de 57 anos. "Marcos dos Fogo" após ser baleado, foi encaminhado para a Unidade de Emergência do Agreste, mas não resistiu e morreu. No início, a polícia trabalhou com a possibilidade de latrocínio (matar para matar), porém, no decorrer das investigações ficou comprovado que foi um crime de execução. A polícia chegou até os acusados após a divulgação de imagens de um sistema de segurança.