Escolha foi informada por campanha via aplicativo neste sábado. Candidato a presidência dos EUA terá deputado como vice.
O candidato do Partido Republicano à Presidência dos Estados Unidos, Mitt Romney, escolheu Paul Ryan, deputado de Wisconsin, como o vice em sua chapa para as eleições de novembro, segundo anunciou sua campanha neste sábado (11).
“A escolha de Mitt para vice é Paul Ryan. Espalhem a notícia”, informou sua campanha através de um aplicativo para tablets e smartphones, confirmando os rumores de que ele havia escolhido o deputado de 42 anos.
Conservadores norte-americanos fizeram campanha para Romney escolhesse Ryan como seu companheiro de chapa na disputa presidencial deste ano. Ryan, deputado por Wisconsin, foi o mentor do polêmico plano de corte orçamentário do seu partido, e muitos conservadores o comparam ao falecido ex-presidente Ronald Reagan.
Romney deve falar oficialmente sobre a escolha de Ryan para ser seu número dois na corrida presidencial por volta das 10h de Brasília, em um ato na base naval de Norfolk.
O aguardado anúncio coloca fim a várias semanas de especulações da imprensa americana, que esperava a divulgação do vice republicano apenas na convenção nacional do partido na última semana deste mês em Tampa, na Flórida.
Nessa ocasião, Romney será investido oficialmente como o candidato de seu partido, depois de ter sido o vencedor das primárias republicanas frente a pelo menos uma dezena de pré-candidatos.
A escolha de Ryan, um grande inimigo dos gastos públicos, revela que o candidato à presidência republicano acredita que os eleitores desejam um debate sobre o futuro fiscal e sobre o papel do governo na vida dos Estados Unidos.
Ryan, um sério e entusiástico "falcão" fiscal que ganhou notoriedade na Câmara de Representantes com um plano orçamentário para cortar gastos, tem uma clara simpatia de conservadores influentes que desejavam para Romney um companheiro de chapa que despertasse paixões.
O congressista, que aos 42 anos passou um terço da vida como representante por Wisconsin, estimulou um debate sobre o caminho da economia do país na condição de presidente do Comitê de Orçamento da Câmara de Representantes.
O congressista nasceu e cresceu em Janesville, Wisconsin, onde ainda mora com a esposa e os três filhos. Seu pai morreu quando ele ainda estava no colégio, o que fez de Ryan um jovem introspectivo, voltado para os livros.
Depois de trabalhar em 1996 para o candidato republicano à vice-presidência Jack Kemp, Ryan foi eleito para o Congresso pela primeira vez em 1998, aos 28 anos.
Em 2004 ganhou fama pelos esforços para privatizar o programa de aposentadorias do governo.
A escolha de Ryan tranquiliza os conservadores, que poderiam ter suspeitas pelas mudanças nas posturas de Romney sobre temas como o aborto ou os direitos dos homossexuais, mas os analistas questionam se o candidato republicano está cortejando os eleitores adequados nestas eleições acirradas.