Categorias: Polícia

Acusado de matar irmãos evangélicos, homem é preso por sequestro

Cícero Sebastião é condenado pela morte dos irmãos evangélicos em Atalaia.

Alagoas24horas

Acusados serão transferidos para o sistema prisional

A Polícia Civil de Alagoas prendeu um homem apontado como líder de uma quadrilha acusada de sequestros no estado. Cícero Sebastião dos Santos, 32 anos, é condenado a 18 anos de prisão por crimes de homicídio, tráfico de drogas e estava foragido do sistema prisional alagoano. Ele também responde a crimes em Pernambuco e é investigado na morte de uma promotora de Justiça no estado da Bahia.

Em entrevista coletiva realizada nesta terça-feira, dia 14, o coordenador da Divisão Antissequestro da PC, delegado Antônio Nunes, informou que Cícero Sebastião seria o responsável pelo sequestro do fazendeiro Edvaldo Ribeiro, ocorrido no dia 1° de agosto na Fazenda Floresta, em Satuba.

O acusado é apontado como líder do grupo que agiria como sequestradores desde maio deste ano, quando fugiu do presídio. De acordo com a delegada Ana Luíza Nogueira, coordenadora da Divisão Especial de Investigação e Capturas (Deic), a quadrilha teria cometido diversos crimes de sequestros, mas apenas o do fazendeiro de Satuba teria sido confirmado durante investigação. A polícia espera que com a divulgação da foto do acusado, outras vítimas formalizem queixa dos sequestros.

No último sequestro, a família da vítima efetuou pagamento de resgate. A quantia não foi divulgada.

No modus operandi, de acordo com a polícia, a quadrilha mantinha as vítimas em cativeiros improvisados localizados em meio a canaviais, para dificultar o trabalho da polícia. Ainda segundo Nogueira, as vítimas – pelo menos no último caso registrado – não seriam agredidas fisicamente pelo bando, mas as negociações com os familiares seriam regadas a pressões psicológicas.

Ainda segundo a polícia, a família de Cícero Sebastião trabalharia junto com o chefe da suposta quadrilha dando apoio logístico nos sequestros, inclusive no fornecimento de alimentação para o local do cativeiro. Maria Francisca dos Santos, 42, – irmã de Sebastião –, seu marido Cícero Macário da Silva, 52, além do filho menor do casal foram presos durante cumprimento de mandado em Chã do Pilar.

Cícero Sebastião foi preso numa casa, no povoado Peri-Peri, na cidade de Boca da Mata. Com ele, a polícia encontrou dois revólveres, uma pistola e munições, além de um aparelho de celular que pertenceria ao fazendeiro sequestrado. Em entrevista à imprensa, o acusado negou qualquer envolvimento com crimes de sequestro e a participação de sua família com os crimes. Ele confessou ser foragido do sistema prisional de Alagoas e disse ter sido inocentado nas investigações da morte da promotora de Justiça na Bahia.

“Não é justo minha família pagar por um erro meu. Eles não têm nada com isso. Eu sou foragido do presídio e as armas encontradas na minha casa são minhas. Tenho elas [armas] para me proteger. Mas minha irmã e meu cunhado são pessoas de bem”, destacou.

Na vasta ficha criminal de Cícero Sebastião consta ainda a condenação pela morte dos irmãos evangélicos Elizafan e Eliane Almeida de Lima, mortos a tiros em 2005 na cidade de Atalaia. O crime teve grande repercussão na época e teria motivações políticas.

“Estamos investigando a quadrilha e a partir da prisão do líder do grupo [Cícero Sebastião] devemos chegar aos demais integrantes”, garantiu a delegada.