Categorias: Economia

Fluxo de passageiros e ocupação hoteleira apresentam indicadores positivos

Dados da Infraero contabilizam mais de 900 mil passageiros de janeiro ajulho; hotéis registram média de 74,7%

Setur

Setur

O mês de julho, considerado período de férias e de movimentação turística intensa, cresceu mais de 9% emfluxo turístico relacionado ao mesmo período do ano anterior. O sétimo mês doano apresentou um movimento de cerca de 150 mil passageiros,segundo os dados da Infraero cedidos à Secretaria de Estado do Turismo deAlagoas (Setur-AL). No ano anterior, pouco mais de 135 mil passageirospassaram pelo Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares.

Já no acumulado, de janeiro ajulho de 2012, 967.533 mil passageiros passaram peloaeroporto internacional, apresentado um crescimento de 4,65% comparado ao mesmo período do ano anterior, que registrou 924.583 milpassageiros.

Para Danielle Novis, secretária deEstado do Turismo (Setur-AL), o fluxo em Alagoas é tão representativo quesupera a média nacional. Ressalta ainda, que – em parcerias com o trade turísticoe secretarias de turismo municipais – está trabalhando para fortalecer odestino e consolidá-lo como um dos mais procurados no Nordeste. Em paralelo aisso, a Setur-AL continua participando de eventos que estão inseridos nocalendário anual para promoção do destino.

Já a taxa de ocupação hoteleira– quevem surpreendendo desde janeiro e se superando com os efeitos positivos doturismo de negócios e eventos no Estado- apresentou estabilidade comparada aomesmo período de 2011. Com taxa de 74,7%,o mês de julho, em Alagoas, continua acima da média nacional, segundo os dadosdo Boletim de Ocupação Hoteleira coletados pela Setur-AL.

A permanência média dos turistas noshotéis teve crescimento expressivo (4,4), apontando +15,79% em relação ao mesmoperíodo de 2011 – a maior permanência desde janeiro. Outro fator importante foio crescimento do fluxo de hóspedes em 1,61%,e se comparado a 2010 o crescimento foi ainda maior: 20,52%.

As ações, atividades e articulaçõespara o fomento da taxa de ocupação e fluxo de turistas no aeroporto faz partedas ações estruturantes para o desenvolvimento do turismo no Programa deGoverno ‘ Alagoas Tem Pressa’.