Categorias: Meio Ambiente

IMA investiga ‘fogo corredor’ em residência no Vergel

Os moradores, duas idosas e uma criança, afirmaram que chegaram a ouvir uma pequena explosão e um clarão durante a madrugada.

Alagoas24horas

Fogo foi registrado por moradores em imagens de celular

Técnicos do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas estiveram na manhã desta quinta-feira, dia 23, na residência de nº 511A, na Rua Theobaldo Barbosa, no Conjunto Joaquim Leão, para investigar a suposta incidência de combustão espontânea. O episódio foi registrado na última terça-feira, pelos moradores da casa, inclusive com imagens de celular. O fogo ‘surge’ principalmente nas quinas da parede na sala de estar da residência. Os moradores, duas idosas e uma criança, afirmaram que chegaram a ouvir uma pequena explosão e um clarão durante a madrugada.

De acordo com Adriano Augusto, diretor-presidente do IMA, que acompanha as primeiras análises, ainda é precoce fazer qualquer afirmação sobre as causas da suposta combustão, no entanto, já foi detectado que no local existe uma fossa e por isso não está descartado o vazamento de gás metano e a consequente combustão. O IMA utilizará um equipamento para perfuração de solo para medir a emissão de gases. “Este episódio é diferente dos demais (quando as casas apresentavam elevação da temperatura). Aqui, a temperatura está dentro da normalidade, por isso vamos analisar a emissão de gases”, explicou.

O gestor avaliou, ainda, que existe o risco de explosão, mas que essa possibilidade pode ser reduzida com o suposto vazamento. A proprietária da residência, Ranifre Beiriz de Mendonça, ficou ainda mais assustada depois de um episódio em que o ‘fogo corredor’ teria atingido parte de um sofá. O IMA disse que irá acionar o Corpo de Bombeiros para acompanhar os trabalhos na residência.

Traquinagem

Apesar da análise do local, não foi descartada a possibilidade do episódio não passar de uma traquinagem. Isso porque os moradores teriam encontrado resíduos de uma substância – possivelmente inflamável – após os episódios. Questionado sobre o fato, o neto da dona da casa negou que tenham ateado fogo no local.