Categorias: Saúde

Santa Mônica realiza capacitação sobre atendimento às vítimas de violência sexual

Profissionais da Saúde, segurança e justiça fazem parte do público de interesse

Ascom Santa Mônica

Edson Ataide e Marta Antônia

A Maternidade Escola Santa Mônica, em parceria com o Ministério da Saúde e o Centro de Pesquisas em Saúde Reprodutiva de Campinas (Cemicamp), realiza no dia 31 de agosto a primeira capacitação em Alagoas no projeto ‘Superando Barreiras para prover atenção integral às mulheres que sofrem violência sexual’.

A capacitação acontecerá no auditório da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas, das 8h às 18, tendo como palestrante e facilitador o médico Carlos Noronha, consultor do Ministério da Saúde.

De acordo com Marta Antônia de Lima, coordenadora do Núcleo de Educação Permanente da Mesm, o evento é voltado para profissionais dos segmentos da Saúde, Segurança, Justiça, entre outros. “Vamos reunir pessoas que atuam no atendimento direto às mulheres vítimas de violência sexual, seja nos aspectos físicos, social, jurídico ou psicológico, para prestar a melhor e mais digna assistência de que ela precisa e merece”, explicou a coordenadora.

Segundo o ginecologista-obstetra Edson Ataíde Santos, coordenador médico do Ambulatório da MESM e do Serviço de Atendimento Especializado (SAE), a Santa Mônica foi escolhida pelo Ministério da Saúde e Cemicamp por ser referência para a assistência às mulheres vítimas de violência sexual e realização do aborto previsto em lei.

“Em nosso serviço essas mulheres recebem os primeiros cuidados no sentido de prevenir as doenças sexualmente transmissíveis, a AIDS e gravidez indesejada, além de ser referência para a interrupção da gestação prevista em lei”, ressaltou Ataíde. “Portanto, precisamos capacitar nossos servidores para uma melhor e maior assistência a essas mulheres, garantindo exercício pleno dos direitos humanos das mesmas”, justificou o médico.

Entre os temas da capacitação estão conceito, tipologia, legislação e políticas públicas voltados a questão da violência contra a mulher, além de fluxos e aspectos que abrangem o aborto legal.

As vagas para capacitação são direcionadas e limitadas ao público de interesse. Para realizar inscrição o interessado deve ligar para (82) 3315.4409 ou enviar um e-mail para nepmesm@hotmail.com.br.