Categorias: Economia

Alagoas bate novo recorde nacional na produção de laranja lima

APL Laranja Vale doMundaú movimenta R$139 milhões, com 220 mil toneladas/ano

Ilustração

Ilustração

Com uma estratégia de atuação voltada a mobilizar ações coletivas e integradoras para gerar renda e emprego, direcionados para a promoção do desenvolvimento dosmicros e pequenos negócios, o Arranjo Produtivo Local da Laranja Vale do Mundaúostenta uma produção de 220 mil toneladas por ano, com uma renda anual de R$ 139milhões, ocupando mais uma vez o primeiro lugar do país, batendo o própriorecorde.

“É um imenso orgulho para os produtores e para nós, do Governo do Estado, quetemos a honra de liderar esse ranking, melhorando a produção, comercialização eapoiando o desenvolvimento regional”, destaca o secretário do Planejamento e doDesenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes.

Coordenadopela Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico(Seplande), Sebrae e Agência de Fomento de Alagoas – Desenvolve, o APL LaranjaVale do Mundaú conta com o apoio da Cooperativa de Plantadores de Laranja Lima deSantana do Mundaú (Cooplal) e de aproximadamente 20 associações da região. Nototal, são 2.500 produtores contemplados pelo programa.

"Cada produtor possui cerca de 5 hectares de área plantada, o que totaliza uma áreacultivada de 12.500 hectares. Considerando o fato de que cada hectare possui,aproximadamente, 1.111 plantas, contabilizamos 13.800 plantas de laranja, o quepode ser considerado um sucesso" declaraa gestora do APL Laranja Vale do Mundaú, Valdelane Tenório.

Alémdo suporte técnico e financeiro oferecidos pela Seplande, Sebrae e Desenvolve,os produtores familiares que estão na abrangência do APL Laranja Vale do Mundaú,também já dispõem de uma máquina beneficiadora, utilizada para lavar eselecionar laranjas.

“Graças a esse apoio a Cooplal tem conseguidobons resultados nos negócios e possibilita geração de emprego e renda na comunidadede Santana do Mundaú e na região”, afirma o presidente e também produtor dacooperativa, Antonio Carlos.

Acitricultura alagoana está concentrada na região Vale do Mundaú, especialmentenos municípios de Branquinha, Ibateguara, São José da Laje, União dos Palmarese Santana do Mundaú. Esse último é o maior centro de produção cítrica com cercade 90% da produção estadual.