Categorias: Saúde

Taxistas comemoraram data com ações voltadas à saúde

Taxistas comemoraram data da categoria com ações voltadas à saúde

Ascom Sesau

Taxistas comemoraram data da categoria com ações voltadas à saúde

Acostumados a circular pela cidade nos característicos carros brancos, os 5.195 taxistas de Maceió pararam nesta terça-feira (28) para comemorar a data da categoria e participar de ações voltadas à saúde do trabalhador. A ação aconteceu no Estacionamento de Jaraguá, numa parceria entre a Vigilância Estadual da Saúde do Trabalhador e a Associação dos Profissionais do Táxi de Maceió (ASPROTAM).

Os taxistas tiveram a oportunidade de se vacinar contra tétano, hepatite B e influenza (gripe), além da verificar a pressão arterial, fazer o teste de glicemia e de índice de massa corpórea (IMC). Eles ainda responderam a um questionário com a finalidade de avaliar as condições de saúde e qualidade de vida e receberam materiais educativos da Promoção da Saúde.

Segundo a diretora da Vigilância em Saúde do Trabalhador, Gardênia Santana, o questionário vai detectar as reais condições de trabalho as quais os profissionais estão expostos. Foi o que fez o taxista Evandro do Nascimento, que trabalha durante 14 horas ao dia. Atento às orientações para diminuir a fadiga. “Agora vou passar a cuidar da saúde. Fazer as pausas para descanso e praticar atividades físicas”, afirmou.

O diretor-social da ASPROTAM, Everaldo da Rocha, mencionou que a parceria com o governo do Estado foi muito importante para atender a necessidade de uma política de saúde voltada à categoria. “Hoje estamos orientando os taxistas para uma melhor qualidade de vida devido ao dia-a-dia atribulado dos profissionais dessa categoria”, explicou, ressaltando que a data comemora também um ano da fundação da ASPROTAM.

Gardênia Santana explicou que, para reverter a situação de uma extensa jornada de trabalho, distúrbios osteomusculares, transtornos mentais, obesidade, hipertensão, problemas no coração, rins e ainda acidentes e violências, é recomendável realizar pausas para descanso e alongamento – evitando permanecer sentado – e beber água para se manter hidratado.

O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Toledo, prestigiou a ação dos taxistas e falou sobre a importância da categoria para a sociedade. “Hoje também sou usuário de táxi. Vocês precisam perceber a ação da Lei Seca como mais uma oportunidade de mercado de trabalho, ajudando a cuidar de vidas e prestando um serviço de qualidade e com segurança”. Toledo mencionou ainda que é preciso fortalecer a classe. “Uma entidade sem classe se fragiliza. E hoje os taxistas estão representados pela ASPROTAM”, complementou.

Durante a ação, a ASPROTAM realizou sorteio de vários brindes. Dentre eles, o taxista Henrique dos Santos Silva ganhou um GPS, entregue pelo secretário Alexandre Toledo.

Doação de sangue – A unidade móvel do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) também participou da iniciativa. Cerca de 30 taxistas em perfeito estado de saúde e portando um documento de identificação participaram do ato voluntário. Foi o que fez Cândido Timóteo de Souza, taxista há quatro anos, que doou sangue pela primeira vez e garantiu: “não dói e a partir de agora vou continuar doando”.

A diretora da Vigilância em Saúde do Trabalhador parabenizou os taxistas doadores. “É admirável que num dia voltado para ações destinadas aos taxistas, os mesmos estejam ajudando outras pessoas. Esse foi um belo gesto, que vai salvar vidas”, ressaltou.

Há 10 anos, o taxista Edson Albuquerque Leite tomou a iniciativa do ato voluntário para ajudar um colega que sofreu um acidente. Até hoje, duas vezes por ano, ele continua a fazer doação. Com as orientações dos profissionais da Saúde, o taxista percebeu que, num turno de 8 a 10 horas de serviço/dia, vai voltar a praticar esportes para perder peso.